Sem Desperdício!: Vinho e fondue: combinação perfeita para o inverno

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Vinho e fondue: combinação perfeita para o inverno


Especialista da Grand Cru Campinas dá dicas de rótulos para harmonizar com o prato queridinho da estação mais fria do ano


A temperatura cai e a demanda por opções que aquecem o corpo aumenta. Indicado para os climas mais frios, o fondue fica ainda mais atraente quando acompanhado por um bom vinho. Expert no assunto e sócio-proprietário da Grand Cru Campinas, que tem lojas na Alameda do Parque D. Pedro Shopping e no Cambuí, André Dian recomenda rótulos internacionais para harmonizar com o prato de origem suíça e agradar a todos os paladares. 

Fondue de queijo

A primeira versão criada de fondue é uma das mais preparadas até hoje, elaborada com um ou mais tipos de queijo - sendo o Gruyère, o Emmental e o Gouda os mais utilizados -, e conta com vinho branco na receita. Para acompanhar, pães, legumes e batata estão entre as preferências. Segundo André, o vinho branco, com boa acidez, ameniza a gordura do queijo derretido e proporciona uma combinação clássica. O Riesling, o Chardonnay, com estágio em barricas, e o Albarinho, espanhol ou português, são ótimas pedidas.

"É válido lembrar que o vinho define momentos e completa experiências, então se a pessoa prefere os tintos deve apostar neles. Sendo assim, os leves como Gammy, Tempranillo jovem ou Merlot patagônico podem ser boas opões", explica Dian.
         
Sugestões - Brancos: Zuccardi Q Chardonnay (Argentina), Errazzuriz Max Reserva Chardonnay (Chile), Saint Clair Riesling (Nova Zelândia) e Marques Cáceres Rueda (Espanha) | Tintos: Humberto Canale Merlot (Argentina), Patrick Clerget Coteaux Bourguignons AOP (França) e Tarima Orgânico (Espanha).


Fondue de carne
Servido, geralmente, com cubos macios de mignon, tem o sabor definido pelos variados molhos, elaborados a gosto do público. Para harmonizar, o especialista sugere os tintos com bom corpo e acidez. "Alternativas como Cabernet Sauvignon, Syrah, Primitivo, Tempranillos e rótulos italianos e portugueses garantem uma incrível viagem, repleta de sensações e descobertas", acrescenta.
Sugestões - Tintos: Matetic EQ Syrah (Chile), Alceño 50 Barricas (Espanha), Philip Mazzei (Itália), Marques de Cáceres Reserva (Espanha), Cobos Bramare Cabernet Sauvignon (Argentina) e Primitivo di Mandura Sessantani 60 (Itália).

 

Fondue de chocolate

 

Preparado, na maioria das vezes, com chocolate meio amargo e acompanhado por waffle ou frutas como morango, uva e banana, completa a refeição e pede vinhos licorosos e de sobremesa. Para a ocasião, Dian recomenda Porto Ruby e Porto Tawny. "A finalização é uma das fases mais importantes. Ela deve satisfazer ao cliente, completar a experiência gastronômica e deixar um gostinho de quero mais.  Por isso, é fundamental manter a qualidade da bebida", finaliza o sócio-proprietário da Grand Cru Campinas.

 

Sugestões - Tintos: San Marzano Passito Filari Primitivo Manduria Dolce Naturale DOCG (Itália), Vinho do Porto Churchill Tawny 10 anos e Porto Dry White 10 anos (Portugal).



Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!