Sem Desperdício!: setembro 2018

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Beleza: como não errar no perfume em dias quentes

Nas temperaturas mais altas, a perfumista da Natura aconselha usar fragrâncias frescas e refrescantes


A aplicação do perfume envolve o ritual de beleza e é essencial para a finalização do look. Por isso, é preciso escolher bem qual a fragrância ideal para cada ocasião e estação do ano. Em climas mais quentes, a sugestão é apostar em perfumes com aromas frescos e refrescantes.

Cannoli: o verdadeiro doce da máfia italiana


Cake designer José Negreiros inova com o sabor Tiramissu


“Deixe a arma, pegue o Cannolli” (“Leave the gun, take the cannoli”). Essa frase, dita por Clemenza (famoso comparsa de Don Vito Corleone) ao seu capanga, logo após matar um traidor da "família", no primeiro filme da trilogia O Poderoso Chefão (1972), fez com que o doce italiano ganhasse o mundo.

O verdadeiro Cannoli Siciliano tem uma massa crocante e recheio cremoso. Tradicionalmente, o doce roliço que parece um charuto é recheado com creme de ricota e decorado com pistache numa ponta e cereja na outra. Mas a receita foi adaptada pelo cake designer campineiro José Negreiros que, sem temer a máfia, aproximou o doce para o paladar brasileiro: trocou o incremento das pontas por brigadeiro de pistache e doce de leite com nozes.

Para inovar ainda mais, ele decidiu unir o gosto do café com o doce do chocolate. Foi aí que surgiu o sabor Tiramissu. “A massa do cannoli leva vinho, seja do porto ou marsala, decidi então substituir por uma infusão de café e ficou perfeita. No recheio, um creme de mascarpone com raspas de chocolate. O sabor é indescritível”, provoca o chef.

Sabor de infância

Autodidata, Negreiros afirma ter aprendido a fazer o doce com a avó materna aos 15 anos. “Minha avó aprendeu com a sogra dela e eu sempre fui curioso e me prontificava a fazer. Mas era uma receita bem simples e a gente recheava com doce de leite mesmo, nada de ricota”, recorda.

Em 2014 ele decidiu levar a sério a confeitaria e conhecer mais sobre aquele doce italiano que fazia quando adolescente. Foi para a Itália e lá descobriu os segredos para a perfeição: massa crocante (feita com a técnica de semi folhagem) e a temperatura da fritura. “O Cannoli é uma receita de panificação, com uma massa rústica que não leva fermento. Para atingir a condição ideal é preciso deixá-la em ponto de véu – quando fica quase translúcida – e assim dobrar e fazer camadas. O uso da Grappa – cachaça do bagaço de uva – é essencial para a formação de bolhas na hora da fritura”, conclui.

Negreiros, finalista do programa Bake Off Brasil 2017, produz mensalmente em torno de 2 mil unidades do doce em seu ateliê. A fama de seus cannolis vem da crocância da massa e aspectos aromáticos, idênticas à receita original.


Origem e tradição

O Cannolo (Canolli é o plural) é famoso e tradicional na região da ilha Sicília, na Itália. A origem da receita é controversa. Algumas fontes citam que o doce era servido nos carnavais medievais que ocorriam na região no século XIX; por outro lado, há registros de que sua origem é vinculada aos árabes a mais de mil anos atrás. Com a emigração italiana, a receita se espalhou pelo mundo e o Cannoli Siciliano ficou conhecido em qualquer lugar!

Sobre José Negreiros

José Negreiros é um cake designer campineiro, especialista em cannolis e macarrons. Formado em Direito e com pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócio e Tecnologia da Informação, depois de 10 anos trabalhando na área empresarial, passou a se dedicar à arte de fazer bolos, e assim, o hobby virou profissão.

Em 2017 participou do reality show de culinária Bake Off Brasil, exibido pelo SBT e também pelo Discovery Home & Health. Após 18 semanas e 36 desafios, se consagrou finalista e conquistou o terceiro lugar.

Atualmente, José Negreiros atua exclusivamente como chef confeiteiro em seu ateliê em Campinas, além de ministrar cursos e workshops pelo País.

Serviço
Chef José Negreiros
Campinas/SP
Instagram
: @chefjosenegreiros
Facebook: www.facebook.com/josebakeoff/


Consumo do café nos lares brasileiros fica mais exigente

Encontro promovido pelo Café Canecão apresenta cenário de crescimento para o mercado, puxado pelo aumento no consumo de cápsulas e grãos torrados

Presente em 95% dos lares brasileiros, o café é o alimento mais consumido no país. Apesar da assiduidade, o setor busca há décadas melhorar a percepção da qualidade pelo consumidor, que hoje está mais exigente. Esse foi o cenário apresentado pela ABIC (Associação das Indústrias de Café) em encontro com a imprensa, promovido nesta terça-feira, no Café Canecão, em Campinas.

Nathan Herszkowicz, diretor executivo da entidade, apresentou perspectiva positiva para o setor, com crescimento médio de 3,5% ao ano, até 2021. Entre as categorias, o café em pó ainda ocupa 80% do mercado, mas são registrados aumentos nos consumos de café em grãos em domicílios e em cápsulas. “O surgimento das cápsulas gerou interesse do consumidor por produtos premium, algo que vem se refletindo agora, com crescimento de café em grãos e moído de maior qualidade”, afirma Herszkowicz.

Apesar de exigirem maior rigor na produção, essas duas categorias de cafés (premium e gourmet) apresentam margens maiores e são a aposta de marcas regionais, como o Café Canecão. A empresa com sede em Campinas e atuação nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina tem aumentado seu portfólio de produtos superiores, para atender à tendência de consumo.

“Atualmente contamos com o Café Canecão Espresso Gourmet nas versões grãos e cápsulas, o Café Orchestra em grãos e mais sete moagens sob encomenda via e-commerce, além do Café Canecão Premium moído e embalado à vácuo”, descreve Natal Martins, diretor comercial e de marketing da empresa.
Mesmo com a melhora do mercado, cerca de 40% do consumo nacional ainda é de cafés de preço baixo e qualidade similar. A ABIC busca elevar cada vez mais o nível do mercado, por meio da constante evolução do Programa de Qualidade do Café (PQC). Inicialmente, com o lançamento do Selo de Pureza, o objetivo era inibir fraudes na indústria. Hoje, os selos de qualidade se dividem de acordo com as notas de qualidade global da bebida, entre tradicional, extra-forte, superior e gourmet.

São realizadas cerca de 3500 análises anuais em produtos de associados e não-associados. “As avaliações são realizadas duas vezes ao ano em cada produto, em média. Temos históricos de marcas não-associadas com resultados consistentes ao longo dos anos, porém são a minoria. Entre as não-associadas avaliadas no último ano, cerca de 40% apresentaram impurezas ou fraudes. Isso reforça a importância do consumidor buscar alimentos certificados”, aponta o diretor da ABIC, Nathan Herszkowicz.

O PQC conta atualmente com 888 marcas registradas, distribuídos de acordo com a classificação: 55 extra-fortes (criado em 2017), 414 tradicionais, 185 superiores e 234 gourmet. A Região Metropolitana de Campinas conta com nove indústrias de café, sendo seis delas associadas à ABIC.


Qualidade do Café

Avaliadores do GAC (Grupo de Avaliação de Cafés), do Sindifesp (Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo) realizaram uma análise sensorial ao vivo, nos moldes daquelas realizadas pelo laboratório para o Programa de Qualidade da ABIC, sob a coordenação da Q Grader Camila Arcanjo.

As notas baseadas nas provas das bebidas prontas, definem a qualidade global, que leconforme a escala abaixo:

Gourmet: 7,3 a 10
Superior: 6,0 a 7,2
Tradicional: 4,5 a 6,00
Não recomendados para consumo – abaixo de 4,5.

De olho no café

Aplicativo da ABIC “De olho no Café” é a ferramenta para o consumidor que quer se certificar da qualidade do café na gôndola do supermercado. Ao ler o código de barras do produto, o app aponta se o mesmo é classificado de acordo com o selo que apresenta em sua embalagem, além de oferecer informações sobre o perfil do produto como tipo de café, corpo, aroma e sabor. Disponível para Android e IOS.

Sobre o Café Canecão

Fundado em Campinas há mais de 56 anos, o Café Canecão renova constantemente sua preocupação com a melhoria e a inovação. Foi a primeira indústria de café do país a obter a certificação ISO 9001/ 2000 e acaba de ser certificada na versão 2015 da norma.

A empresa é participante do Programas de Qualidade ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) desde o início. Em 1989, com o Selo de Pureza ABIC e em 2004, o PQC – Programa da Qualidade de Café ABIC.

Em 2018, expandiu sua atuação para além das fronteiras do estado de São Paulo, chegando no Paraná e em Santa Catarina. Saiba mais em aqui

SAJ - Gastronomia árabe ganha os corações brasileiros

Comunidade libanesa no Brasil é quase o triplo da população do Líbano e o resultado dessa mistura cultural é o gosto cada vez maior pela culinária que tem o quibe, a coalhada seca e a esfiha como carros-chefes



A culinária libanesa é muito rica em ingredientes, mas são as especiarias que dão o toque final nos pratos e diferenciam totalmente o sabor, caracterizando as comidas típicas do Líbano. E quando o assunto é paladar e bons temperos, os brasileiros se identificam e aceitam com muito bom gosto - literalmente - os quibes, as esfihas, a coalhada, o homus, charuto, tabule e por aí vai.

Essa proximidade na culinária pode ser explicada não só pelo apreço em comum pela comida temperada, mas também como resultado de uma mistura cultural. Para ser ter uma ideia dessa irmandade, a comunidade libanesa no Brasil é quase o triplo da população do Líbano. Em números: são 12 milhões de libaneses no Brasil e 4,5 milhões no Líbano. 

E foi uma das famílias descendentes e apaixonadas pelo país árabe que idealizou o Saj Restaurante, especializado na culinária libanesa com unidades em Campinas e São Paulo. A tradição é a alma de tudo o que oferecem aos clientes, com o afeto das receitas de família, com fidelidade às raízes.

O Saj Restaurante se destaca também pela atmosfera: transmite a sensação de estar no Líbano! A decoração acolhedora é repleta de referências aos costumes daquela região, retratadas nos lustres, almofadas e tapetes coloridos, conhecidos em todo o mundo.


Culinária

O cardápio da chef Patrícia Abbud é recheado de sabores típicos do país, com todos os ingredientes de altíssima qualidade e muitos dos produtos elaborados pelo Grupo Saj.

O pão folha, sempre fresco, é feito diante dos clientes na tradicional chapa de ferro trazida do Líbano e que empresta o nome ao restaurante: Saj. O sabor único do zaatar, o azedinho característico da coalhada – e o aroma envolvente do tempero da carne – fazem o clima do lugar. As esfihas são assadas na hora em que o pedido é feito. Os vegetais e grelhados são preparados apenas com o que houver de mais fresco e saboroso no dia. Sobremesas e chás também encantam.


Minha opinião

Eu fui e amei! A esfiha de queijo de cabra, temperada com zaatar é uma delícia! Outro destaque são as pastas como homus e babaganoush (ficam perfeitas com o pão folha, moldado no forno Saj).

Para finalizar, o incrível Bolo da Teta (Vó em árabe). O melhor bolo de chocolate que você já comeu na vida! Definitivamente uma ótima sobremesa!

Serviço
Saj Restaurante
Local: Parque D. Pedro Shopping (Alameda) - Av. Guilherme Campos, 500 - Jardim Santa Genebra, Campinas/SP
Horário de funcionamento: Segunda a quinta: das 11h30 às 15h30 e das 18h às 22h30/ Sexta e sábado: das 11h30 às 23h/ Domingo: das 12h às 22h30
Telefone: (19) 3397-5669

Mirage Circus surpreende com a qualidade da estrutura e do espetáculo em Campinas

Apresentando 22 atrações - entre elas, o divertidíssimo cômico Chuvisco, o espetacular arqueiro Cristian Marques e o desafiador Globo da Morte com seis motoqueiros -, o circo está instalado no estacionamento do Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas, onde permanece até 16 de outubro. Os ingressos são adquiridos apenas na bilheteria


Do riso provocado pelo cômico Chuvisco à destreza do arqueiro Cristian Marques, do malabarista Dênis Silveira e dos seis motoqueiros que desafiam a gravidade no Globo da Morte, o espetáculo do Mirage Circus surpreende pelo profissionalismo dos seus 40 artistas e pela confortável estrutura de sua tenda na forma de um castelo.

Instalado no estacionamento do Parque Shopping Dom Pedro, em Campinas, onde permanecerá até 16 de outubro, o Mirage Circus não tem picadeiro nem arquibancada, mas um palco e auditório com cadeiras, transformando-se em um teatro com 1.800 lugares, como são os circos modernos. A tenda de entrada tem lobby-bar com pipoca, água, refrigerante, algodão doce, sorvete e cachorro-quente. O auditório tem ar condicionado. Há banheiros modernos com acessibilidade e trocador.


Confortavelmente instalado, o público pode saborear cada uma das 22 atrações que são apresentadas na 1h45 de duração do espetáculo. As sessões acontecem de terça a sexta-feira, às 20h30, e, aos sábados, domingos e feriados, às 16h, 18h e 20h30. Os ingressos custam de R$ 20,00 a R$ 60,00 e podem ser adquiridos apenas na bilheteria do circo, de terça a domingo, das 10h15 às 20h50. 

Geovanni Brascuper, o mestre de cerimônia, apresenta as atrações e interage com os artistas e com o público. Chuvisco, o palhaço, aparece sempre entre elas, enquanto o palco é preparado para a apresentação de Nicoli Cacabielo nos tecidos, ou enquanto são armados a rede e os mastros para a trupe de excelentes trapezistas. As bailarinas dão ritmo ao espetáculo que conta com muita tecnologia de apoio para a exibição de imagens e para a qualidade do som e da iluminação de última geração.

O Mirage Circus é brasileiro e tem mais de 200 anos de tradição, sendo administrado atualmente pela quinta geração da família Robatini. A atual turnê já foi apresentada em 30 cidades do país. Sua estrutura foi produzida na Itália e na Alemanha. São mais de 400 toneladas de equipamentos transportadas em mais de 100 veículos. São cerca de 150 colaborares, incluindo os artistas.


Minha opinião

Decidi levar minha mãe para conferir o Mirage. Ela é apaixonada por circo desde criança, quando participava como ajudante em diversos circos que passavam pelo distrito de Sousas em Campinas.

A surpresa começou com a estrutura. Nunca vi um banheiro químico (de trailer) tão lindo quanto aquele! Nem na minha casa o banheiro é assim! Detalhe a parte para o enorme espelho, convidativo para fotos de "look do dia".

Cadeiras confortáveis, na quais de qualquer sessão você consegue conferir todo o espetáculo em detalhes. Funcionários do circo ficam "passando" com pipoca, batata frita, refrigerante e até mesmo churros quentinhos!


O palhaço Chuvisco é um espetáculo a parte! Interagindo com o público, ele deixa tudo mais leve! Assim como deve ser no circo: alegria e diversão unidas.

Malabares, trapézio, tiro ao alvo... são tantas atrações na quais o olhar se perde! O gran finale é com o tradicional "globo da morte", que ganha roupagem moderna com motos de trilha.

Definitivamente um ótimo programa, para toda a família (veja só, eu tenho 32 anos e levei mamãe ao circo - só fomos nós duas)! As crianças de hoje precisam conhecer o circo e se apaixonar por esse mundo mágico!


Serviço
Mirage Circus
Local: 
Estacionamento do Shopping Parque Dom Pedro – ao lado do centro de convenções (Av. Guilherme Campos, 500 - Jardim Santa Genebra)
Data: até 16 de outubro
Horários: Terça a sexta-feira às 20h30 e sábado, domingo e feriado às 16h, 18h e 20h30.
Ingressos: Lateral: R$ 20,00 (preço único/promocional)
Central: R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia-entrada
Vip: R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia-entrada
Venda apenas na bilheteria: de terça a domingo, das 10:15h às 20:50h
Duração: 1h45
Classificação etária: Livre
Telefone para informações: (19) 97128-8973 (Whatsapp)

Moda Plus Size em evidência


Estar alguns quilinhos acima do peso não é impedimento para estar na moda. Aceitação e autoconfiança são passos muito importantes para ter o look perfeito.

Confira algumas dicas para quem é plus size:

Aposte em modelos que valorizem seu corpo! Não esconda nada, apenas ressalte o que há de mais bonito. Roupas fluídas têm um caimento mais perfeito.


Vestidos são ótima opção

As tonalidades devem prevalecer, sempre com alguma em destaque sobre as demais. Estampas estão liberadas, principalmente florais. Opte principalmente por modelos longos.


Vestidos de modelos com tecido estruturado são ótimos para definir a silhueta. Eles deixam o corpo em evidência e promovem um caimento perfeito.

Modelos que marcam a cintura também são uma boa opção. Na altura do joelho – ou um pouco mais curto – são sexy.


Se você quiser ousar um pouco mais, mullet é uma boa escolha. Curto na frente e mais longo na parte de trás, o modelo é dois em um.


Se a ocasião for mais social, os modelos de festa também merecem atenção. Bordados e costuras na parte do busto chamam mais atenção. Modelo sereia também fica lindo!

Rosegal é um site muito bacana que possui diversos tipos de vestidos plus size, com as mais variadas tendências. Compre agora o seu vestido favorito!


Moda: A infinidade de jaquetas masculinas


O assunto hoje é moda. E moda para eles.

Existem diversos tipos de modelos de jaquetas masculinas, em tecidos mais pesados ou leve, espalhados por aí. É tanta coisa que a gente fica até perdido no que escolher – seja para presentear o boy ou até mesmo um amigo.

Modelos esportivos, de veludo, jeans, bomber estão em alta. Bem como o estilo militar e com aplicações.

Para te ajudar na escolha de algumas peças, a loja Zaful está aí. Você encontra peças femininas, masculinas e infantis para todas as ocasiões. Vamos conferir alguns modelos?

1.      Jaqueta de Couro

As jaquetas de couro são atemporais. Combinam tanto nas estações mais frias, quanto nas mais quentes. Uma ótima opção é usar com camiseta branca – e lisa.




Para homens mais estilosos, opte por itens diferenciais. Capuz em moletom, aplicações divertidas nas costas por exemplo também são uma ótima ideia.

3.      Bomber tradicional



Para quem não quer deixar de lado o estilo até mesmo nos dias mais frios, um modelo mais alongado é uma ótima pedida.

4.      Verde militar


Verde militar é uma cor que continua em alta. Seja em tons mais sóbrios ou até mesmo acetinado, combina com qualquer um.

5.      Jeans com bordados


Dias amenos pedem jaquetas amenas. Aposte em jeans (tradicional ou colorido também vale). Se ainda quiser o estilo militar descontraído, os bordados são lindos!

Todos os modelos acima você encontra na Zaful. O site ainda conta com diversos modelos de jaquetas masculinas para todas as ocasiões. Veja mais detalhes aqui.

Qual seu estilo favorito?



Turismo: Destinos para quem é apaixonado por cultura brasileira

Confira algumas sugestões de lugares espalhados pelo país

Formando um mosaico de culturas e etnias por toda sua extensão, o Brasil está pontilhado de cidades com patrimônios históricos incríveis. Que tal passear pelo país e voltar para casa sabendo um pouco mais sobre a terra tupiniquim? O ViajaNet, agência de viagens online, elaborou uma lista com cinco destinos repletos de manifestações culturais que vão render muito conhecimento! Confira:

São João del-Rei, Minas Gerais


Berço da Inconfidência Mineira, um dos episódios mais marcantes do Brasil, São João del-Rei exala cultura e história. A cidade compõe estilos arquitetônicos do barroco ao moderno, que se refletem em suas ruas, casas e igrejas centenárias. É possível realizar passeios de Maria Fumaça e entrar no túnel do tempo em direção a época do Brasil Colônia, entre o município e Tiradentes, cidade vizinha. Embora apresente diversos elementos do século 18, São João del-Rei está sempre em movimento, em virtude das festas e eventos populares, que atraem o público para as belas pousadas e hotéis.

Porto Seguro, Bahia


De acordo com a história, foi aqui que tudo começou. Porto Seguro foi o primeiro lugar a ser avistado por Pedro Álvares Cabral em 1500, e até os dias de hoje suas ruas conservam referências do descobrimento, como ruínas das primeiras igrejas e escolas construídas em solo brasileiro. Quando estiver na cidade, inicie o passeio pelo Marco do Descobrimento, na praça Pero Campos de Tourinho, Cidade Alta, que sinaliza a chegada dos portugueses ao Brasil. Além disso, é proprietária de praias belíssimas de águas limpas, sendo um dos destinos favoritos dos turistas.

São Luís, Maranhão


A capital maranhense foi fundada pelos franceses em 1612, invadida pelos holandeses e, em sequência colonizada por Portugal. Nos costumes e arquitetura, a cidade reflete o multiculturalismo no qual foi originada, tendo boa parte dessa herança preservada no Centro Histórico. A capital é um grande atrativo entre turistas do Brasil e do exterior por ser porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Petrópolis, Rio de Janeiro


Fundada em 1843 por Dom Pedro II, a "Cidade Imperial", como é conhecida, é o maior município da região serrana carioca. A região foi testemunha de grandes eventos históricos, como o Tratado de Petrópolis, responsável por anexar o território do Acre ao Brasil. O Museu Imperial, antiga casa de veraneio de seu fundador, que abriga hoje relíquias do Segundo Reinado. Petrópolis encanta turistas por seu repertório cultural, elegância e boa gastronomia.

Lapa, Paraná


A cerca de 70 quilômetros da capital paranaense, a história da cidade tem início em 1769, quando os tropeiros locais decidiram fundá-la. Como uma boa cidade histórica, seu centro, ainda pavimentado com as pedras dos tempos de batalha da cidade, preserva um complexo arquitetônico repleto de atrações impressionantes. Um dos acontecimentos que marcaram o local foi a batalha do Cerco da Lapa, durante a Revolução Federalista de 1894, que barrou o avanço de tropas inimigas da República, recebendo o apelido de "Cidade dos Heróis".

Beleza: Passo a passo das unhas Multi-Colororidas

Uma das tendências que tem dado o que falar em 2018 são as unhas pintadas uma de cada cor. Essa moda conquistou as mulheres modernas e as mais tradicionais, até porque é possível apostar em diversas opções de tonalidades de esmalte. "Não era comum as clientes pedirem uma unha de cada cor, no máximo uma filha única. De uns tempos pra cá isso mudou, tenho várias clientes que estão pedindo", conta Lady Dayane, artista que atende pela Singu, marketplace de beleza e bem-estar.

Para quem quer entrar no clima e aderir à moda, Lady sugere algumas opções para agradar mulheres de todos os estilos.