A dica de filme dessa vez é especial para as crianças!
Estreia nos cinema de todo o Brasil, no dia 30/9, a animação: "Ainbo - a guerreira da Amazônia".
Em inglês, " Ainbo: Spirit of the Amazon", esse filme de animação 3D é peruano-holandês-americano, dirigido por José Zelada e Richard Claus, com história de José Zelada.
Eu tive a oportunidade de conferir, em primeira mão, a exibição do filme em uma cabine virtual para a imprensa.
Sinopse
Ainbo é a história de uma jovem garota que nasceu e cresceu nas profundezas selva da Amazônia na aldeia de Candamo. Um dia ela descobre que sua terra natal está sendo ameaçada e percebe que há outros humanos além de seu povo no mundo. Usando a ajuda de seus guias espirituais, o tatu magricelo “Dillo” e a anta corpulenta “Vaca”, ela embarca em uma jornada para buscar a ajuda do mais poderoso Espírito Materno da Amazônia, a tartaruga “Motelo Mama”. Enquanto ela luta para salvar seu paraíso contra a ganância e exploração ilegal da mineração de ouro, ela também briga para reverter a destruição e o mal iminente do “Yacaruna”, o demônio mais sombrio que vive na Amazônia. Guiada pelo espírito de sua mãe, Ainbo está determinada a salvar sua terra e seu povo antes que seja tarde demais.
O que eu achei
A animação é uma graça! As cores, os personagens... tudo muito bem feito! rs
Mas eu admito: no começo achei a história um tanto quanto confusa! Até entender, demorou! Fiquei pensando: se eu não entendi, imagina as crianças! rs
Os guias espirituais, representados pelo fofo Tatu e a adorável Anta, são os destaques. Mas admito que faltou explicar o que eles são e porquê estão ali. Eles simplesmente aparecem "do nada".
Nossa guerreira sai em jornada em busca do espírito "mór" da Amazônia... e ainda sim eu acho que faltou um contexto. Quem é ela? O que ela faz?
Ponto positivo para os animais, vestuário e cenários retratados no filme. Além é claro de citar a importância da preservação das matas.
Ponto negativo para um vulcão ativo em plena Amazônia! Sabe-se que em terras brasileiras não há nenhum vulcão ativo e que a Amazônia encontra-se, em grande parte, no Brasil! Mas o que importa é deixar a história com um pouco de suspense! rs
Digamos que minha nota para o filme seja 8 (de 10). Vale a pena assistir com as crianças! É lindo!