Sem Desperdício!: Dia de Cozinha: Coxinha com Carne Louca

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Dia de Cozinha: Coxinha com Carne Louca

Hoje, dia 25 de janeiro, celebramos o aniversário de São Paulo. Esta data foi estabelecida porque no ano de 1554 houve a fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero do município.
A cidade respira cultura e conhecimento. É tão grandiosa que podemos dizer que nela tudo cabe. Inspiração de várias músicas consagradas, a capital também é conhecida pela sua variedade gastronômica. Você consegue encontrar pratos típicos de praticamente todos os lugares do mundo, sendo possível até conhecer sabores de outros países sem sair daqui!
Tirolez, uma das marcas mais tradicionais de laticínios do País, ensina como fazer uma receita deliciosa, típica do paulista: Coxinha. Mas que tal inovar no recheio e apostar na "carne louca"? Confira!

Ingredientes
Recheio: 
- 1 kg de lagarto em cubos grandes
- 1 folha de louro grosseiramente picada
- 2 dentes de alho picados
- ½ colher (chá) de cominho moído
- 4 tomates maduros em cubos grandes
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola grande em cubos pequenos
- 1 pimentão vermelho em cubos pequenos
- 1 pimentão amarelo em cubos pequenos
- 4 colheres (sopa) de vinagre
- ½ lata de extrato de tomate (70 g)
- Pimenta-do-reino; s
al
Massa:
- 3 batatas médias (500 g)
- 150 g de Manteiga com Sal Tirolez
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de sal
Montagem:
- 1 sachê de Requeijão Cremoso Tirolez (250 g)
- 5 claras de ovo
- 3 xícaras (chá) de farinha de rosca
- Óleo para fritar
Modo de Preparo:- Comece pelo recheio: tempere o lagarto com o louro, o alho, o cominho e o sal. Acrescente os tomates, 3 colheres (sopa) do azeite e 4 xícaras (chá) de água (800 ml). Cozinhe na panela de pressão, em fogo médio, por 40 minutos contados a partir do início da pressão.
- Refogue a cebola e os pimentões no restante do azeite. Quando a panela de pressão já estiver fria, abra-a com cuidado e misture a cebola, os pimentões, o vinagre e o extrato de tomate à carne.
- Se o caldo tiver secado, adicione de 1 a 2 xícaras (chá) de água (400 ml) e deixe cozinhar por mais vinte minutos. Acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino. Reserve para que esfrie.
- Enquanto o recheio esfria, prepare a massa: lave bem as batatas e cozinhe-as em 4 litros de água temperada com sal, até que, espetando um garfo, elas estejam macias. Retire as batatas e reserve a água quente. Esprema as batatas com um espremedor, fazendo um purê. Em outra panela, coloque o purê, 5 xícaras (chá) da água quente do cozimento (caso haja pouca água, complete com água fria) e a manteiga. Mexa constantemente e, quando ferver, coloque a farinha de uma só vez. Mexa vigorosamente até formar uma massa lisa e homogênea que desgrude do fundo e das laterais da panela.
- Retire do fogo e despeje sobre uma superfície limpa e seca. Deixe amornar e sove até que esfrie completamente.
 Monte as coxinhas:- Porcione a massa em 65 bolinhas (cerca de 30 g cada). Modele as bolinhas e abra-as com os dedos, formando copinhos (posicione o dedo indicador no centro de cada bolinha e pressione levemente, girando-a).
- Repita o processo com todas as porções e recheie com a carne louca, pressionando delicadamente o recheio contra as “paredes” da coxinha, para deixar um espaço no centro para o requeijão. Finalize com o requeijão ainda gelado, fazendo um corte pequeno em uma das pontas da embalagem e pressionando-a para preencher a cavidade. Una as bordas das coxinhas, fazendo o acabamento no formato de um bico.
- Passe-as nas claras e, em seguida, na farinha de rosca.
- Aqueça o óleo e frite as coxinhas aos poucos, até que estejam douradas. Retire-as com uma escumadeira e deixe escorrerem em um prato forrado com papel-toalha. Sirva a seguir, ainda quentes.

Comentários do facebook
1 Comentários do Blogger

Um comentário:

  1. Meu Deus isso deve ficar uma delicia!!! Salvando a receita em 3, 2, 1...
    Eu tenho um pouco de dificuldades para enrolar coxinhas, mas a massa fica boa em qualquer formato hahahah

    Beijocas;
    Rah Assis Blog
    Instagram

    ResponderExcluir

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!