Sem Desperdício!: Dica de Cultura: Com Débora Falabella e Yara de Novaes no elenco, premiado CONTRAÇÕES estará em Campinas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Dica de Cultura: Com Débora Falabella e Yara de Novaes no elenco, premiado CONTRAÇÕES estará em Campinas


Espetáculo do Grupo 3, com direção de Grace Passô, terá apresentações com patrocínio da Vivo no Teatro Castro Mendes.


Sucesso absoluto de crítica e de público, a versão do Grupo 3 de Teatro para Contrações, do dramaturgo inglês Mike Bartlett, estará no Teatro Castro Mendes, em Campinas, dias 28 (sábado, 21h) e 29 (domingo, 18h) de julho. Com direção de Grace Passô, o espetáculo conquistou os prêmios APCA, APTR, Questão de Crítica e Aplauso Brasil, e, só na capital paulista, já foi encenado no Centro Cultural Banco do Brasil (2013), Itaú Cultural, Teatro Porto Seguro (2015), Teatro Shopping Frei Caneca (2016), no Auditório do Ibirapuera (2017 – Mostra Petrobras Premmia de Teatro) e, recentemente, no Festival Teatro Vivo.
Com Débora Fallabella e Yara de Novaes no elenco, que acabaram de encerrar uma temporada de Love, Love, Love (também de Batlett) no Teatro Vivo, a obra cruelmente engraçada demonstra a faceta mais absurda de uma situação comum de trabalho. No escritório de uma grande corporação, a gerente solicita que a funcionária Emma leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe aos colaboradores qualquer relação sentimental ou sexual com outro colega da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente libera suas diferentes facetas para manipular Emma. Para manter seu emprego, a empregada acaba por se render e danifica sua vida privada.

“Nós, do Grupo 3, temos a convicção de que o teatro precisa ser uma experiência da realidade e, assim, conectar-se a ela. Portanto, sempre montamos algo que possa ecoar nas ruas e autores que não se contentem com o real. Contrações é um exemplo vivo disso. Afinal, discute, sobretudo, como estamos submetidos ao mundo das coisas compradas pelo dinheiro e como perdemos liberdade e identidade nessa operação”, destaca a atriz Yara de Novaes.
Parceiros criativos constantes do coletivo Grupo 3 de Teatro, Silvia Gomez assina a tradução do texto, Morris Picciotto é o autor da trilha original e André Cortez criou cenário e figurino desta montagem. A companhia foi fundada pelos artistas mineiros radicados em São Paulo Débora Falabella, Yara de Novaes e Gabriel Fontes Paiva, que atualmente assinam a direção artística do Grupo.
O processo de criação de Contrações
Durante o mês de abril de 2013, a equipe criativa de Contrações viajou por oito cidades do interior paulista e expôs seus ensaios para plateias de aproximadamente 400 pessoas por cidade. A peça foi construída e modificada com a presença do público, em um processo criativo exposto no qual, ao fim de cada apresentação, a plateia podia colocar suas impressões e opiniões sobre o texto e a montagem. Ao todo, os ensaios foram vistos por aproximadamente 3.000 pessoas. “Foi uma das experiências mais ricas que tivemos em nossa trajetória. Pude verificar o que já tinha percebido na primeira leitura, que o texto do Bartlett é preciso, objetivo e comunica de imediato com o espectador. Além disso, essa experiência influenciou diretamente a construção do espetáculo. O público direcionou o caminho que deveríamos seguir”, comenta Gabriel Paiva.
Repercussão
 “Poderia me restringir a enumerar os vastíssimos recursos expressivos de Débora Falabella e Yara de Novaes – vozes maravilhosas, a expressividade que impõem aos gestos, capacidade de entrega, inteligência cênica, poderosa contracena e assim por diante. No entanto, diante do assombro que me causaram, ouso supor que exista algo de intangível em suas performances, que transcende, como já dito, meras considerações técnicas. Mas, o que seria? Sinceramente, não sei”, escreveu Lionel Fischer, crítico teatral, após assistir uma sessão no CCBB Rio.
“Grace faz uma direção exata, delicada e também generosa – porque é focada no trabalho das duas atrizes no palco. A direção ainda demonstra evidente noção do conjunto e dialoga o tempo todo com a trilha de Morris Pocciotto – executada ali, ao vivo, detrás das atrizes e até por uma delas – e ainda se comunica dialeticamente com o cenário e figurino de André Cortez, que exibe a sofisticação de mãos dadas com um agonizante vazio na alma, explicitado também na iluminação de Alessandra Domingues. (…) As duas atrizes têm química, uma cumplicidade cênica perceptível até mesmo quando suas personagens se distanciam cada vez mais”, escreveu Miguel Arcanjo Prado, jornalista e crítico da APCA.
SINOPSE
A ação se passa em um único espaço: o escritório de uma grande corporação. A gerente convoca e solicita a Emma, sua funcionária, que leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe aos funcionários qualquer relação sentimental ou sexual com outro empregado da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente, amparada pelo poder que tem, libera suas diferentes facetas para manipular Emma.
FICHA TÉCNICA
Texto: Mike Bartlett.
Tradução: Silvia Gomez
Direção: Grace Passô.
Elenco: Débora Falabella e Yara de Novaes.
Cenário e Figurinos: André Cortez.
Luz: Alessandra Domingues.
Trilha Sonora: Morris Picciotto.
Assistente Administrativo: Rogério Prudêncio.
Produção Executiva: Heloisa Andersen
Coordenação de Projetos: Luana Gorayeb.
Direção de Produção: Gabriel Paiva.
Idealização: Grupo 3 de Teatro
Patrocínio: VIVO

SERVIÇO
Contrações
de Mike Barlett, com direção de Grace Passô

Teatro Castro Mendes: Praça Correa de Lemos, s/n - Vila Industrial – Campinas - SP
Apresentações: 28/07 – Sábado, às 21h e 29/07 - Domingo, às 18h.
Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia-entrada).
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Telefone: 19 3272 9359
Capacidade do teatro: 750 lugares
Vendas online: www.ingressorapido.com.br
Vendas na bilheteria do Teatro Castro Mendes: a partir de 20 de julho - de terça a domingo das 16h00 às 21h00


Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!