Sem Desperdício!: Pinot Noir é sinônimo de elegância

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Pinot Noir é sinônimo de elegância



Elegância provavelmente é o adjetivo mais adequado para definir a uva Pinot Noir. Delicada e de difícil cultivo, tem a região da Borgonha, na França, como seu melhor terroir e é a grande vedete dos vinhos mais refinados e bem elaborados do mundo. Está presente também em outras regiões de clima frio pelo mundo, sendo que cada uma valoriza uma faceta fantástica diferente. É uma uva tão especial a ponto de ter um dia só para chamar de seu: Dia 18 de agosto é o Dia Internacional da Pinot Noir.

“Os bons vinhos de Pinot Noir primam pela elegância e têm uma coloração translúcida, em virtude de sua casca fina. Apresentam maravilhosos e sutis aromas de frutas vermelhas frescas, com alguns toques mais rústicos como de cogumelos, couro e terra. Em nenhum outro lugar ela atinge o nível de qualidade e o estilo de sua terra natal, mas hoje há ótimos vinhos de Pinot Noir em regiões como a Nova Zelândia, Oregon, Chile, África do Sul, Austrália e Argentina, sem contar as experiências de muitos produtores europeus no Norte da Itália e Alemanha”, destaca Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine

Nos países do Novo Mundo é comumente cultivada em regiões mais frias, seja pela altitude ou pelas brisas frescas do Pacífico no caso do litoral chileno. O Costero Reserva D.O. Valle de Leyda Pinot Noir 2020 mostra perfeitamente como essa variedade se comporta nesse perfil de terroir. Com aromas de frutas vermelhas bem frescas, notas terrosas e acidez impecável, é um vinho delicado e fácil no paladar, podendo ser degustado até um pouco mais gelado em torno de 15 °C. 

No Brasil, a casta é muito utilizada em cortes de vinhos espumantes, além de ser uma das mais tradicionais na elaboração dos mais famosos champagnes. No Montaudon Brut ela predomina ao lado da Pinot Meunier e Chardonnay, criando uma explosão de sabores, com uma textura cremosa e refrescante, acompanhando com perfeição os aperitivos e entradas.

Os franceses têm pratos típicos para essa harmonização, como o Boeuf Bourguignon e o Coq au Vin, que brilham ao lado do  rótulo Louis Chevallier Pinot Noir 2019. Os apaixonados por vinhos que não consomem pratos à base de carnes, podem ficar despreocupados, pois este rótulo também harmoniza muito bem com risotos de cogumelos, vegetais assados e pizzas à base de queijos.

Já para os apreciadores de vinhos mais estruturados e complexos, a recomendação é um Pinot Noir como o Partridge Reserva Pinot Noir 2019, que amadurece 12 meses em barricas de carvalho francesas, ganhando toques especiais, amadeirados e balsâmicos, além de um pouco mais de corpo.

Sua tradição milenar, juntamente com sua complexidade aromática e versatilidade na hora de harmonizar, são características cativantes e que tornam essa variedade uma das mais cultivadas e admiradas pelo mundo. Renda-se também aos seus encantos!

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!