Sem Desperdício!: Novas flores e plantas que chegam ao mercado apresentam show de cores, texturas e formas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Novas flores e plantas que chegam ao mercado apresentam show de cores, texturas e formas

Begônias com a frente verde e o verso em vermelho, rosas com pétalas brancas de um lado e pink do outro, lírios que já mostram sua cor mesmo quando fechados, petúnias que parecem pintadas à mão, samambaias azuis, angelônias, pagodas, Verônicas, asplênios, coleus e limoniuns coloridos. Estas são algumas das flores e plantas ornamentais que chegam ao mercado floricultor em 2019 e que poderão ser vistas, a maioria pela primeira vez, na Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. No primeiro fim de semana evento registrou aumento de 25% do número de visitantes em relação ao ano passado.
Os cruzamentos genéticos têm proporcionado um show de cores, texturas, formas e exotismo nas novas variedades de flores e plantas ornamentais, que a cada ano renovam o mercado floricultor brasileiro. Aliada à beleza, a qualidade - durabilidade e resistência - tem sido o grande desafio dos melhoristas (breeders), responsáveis por levar aos produtores as novas mudas melhoradas geneticamente. De maneira simplista, eles selecionam as variedades que apresentam as melhores características e fazem o cruzamento entre elas, numa espécie de aceleração do processo de polinização. O resultado tem sido a introdução no mercado de novas variedades com flores cada vez mais abundantes e coloridas para atrair os olhares dos consumidores. Nos dois primeiros dias do evento o evento já registrou 25% de aumento no número de visitantes em relação ao mesmo período do ano passado.
Essas novidades são apresentadas pelos produtores de Holambra na Expoflora - maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina - que acontece entre 30 de agosto e 29 de setembro, de sexta a domingo, das 9 às 19h, em Holambra, interior de São Paulo. O município tem apenas 15 mil habitantes, mas responde por cerca de 50% de todo o comércio de flores do Brasil. No evento, cerca de 450 produtores utilizam-se da Exposição de arranjos florais, dos ambientes da Mostra de paisagismo e decoração e dos inúmeros jardins do Parque da Expoflora – com seus 250 mil metros quadrados - para mostrar o que há de novidade na floricultura brasileira. O evento atrai, a cada ano, cerca de 300 mil visitantes, de todas as regiões do Brasil.
Considerada a “fashion week” das flores, a Expoflora dita as tendências do setor e serve de termômetro para que os produtores avaliem a aceitação de suas flores e plantas ornamentais pelos consumidores, antes de iniciarem a produção em larga escala. Os ingressos custam R$ 52,00 e podem ser adquiridos na bilheteria, no site www.ingressorapido.com.br e com os representantes informados no site www.expoflora.com.br. O patrocínio é da Amstel, Coca-Cola Femsa, Água Mineral Crystal e Ultragaz, com o apoio do Banco do Brasil e da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra.

Lançamentos e Novidades
Lírios Tabledance (rosa) e Tarrango (pink)/ Lírio Tabledance - Grupo Reijers - Fazenda Alpes, em Munhoz (MG) / Lírio Tarrango - Lírios Boersen, em Andradas (MG) - Cooperflora
Essa família de lírios é diferente dos tradicionais por possuir coloração também nas “costas” do botão. Os lírios comuns, quando fechados, são igualmente verdes e somente revelam a cor quando os botões se abrem. Por essa evolução do botão, podem ser usados de diversas formas na decoração, inclusive com flores semiabertas ou mais fechadinhas. Pode-se dizer que essa é uma variedade do futuro. Outro diferencial é o tamanho das flores que, quando abertas, chegam a mais de 20 cm de diâmetro.
Samambaia azul - Sítio Sol Nascente (Veiling), em Holambra - Ivan Adão Fogaça

Originária da Amazônia, essa samambaia destaca-se pela cor azul claro de suas folhas quando colocada à sombra e que podem ficar marrons com muita luz. Diferencia-se também quanto ao tamanho, pois seus ramos podem crescer mais de um metro. Se bem cuidadas, duram mais de ano. É uma planta difícil de produzir. O cultivo atual é de 1.00 cuia por mês.
Cravínea Pink Kisses - Dianthus Pink Kisses - Flora Beijo (Veiling), Holambra - Jean Kortstee Ferreira

A cravina é uma miniatura de cravo. Essa variedade recebeu o nome de Pink Kisses (beijos rosa) porque sua flor tem o formato de beijo. Possui um leve perfume, muito agradável. Essa variedade desenvolvida na Europa tem como grande diferencial a alta resistência a doenças e pragas e durabilidade de até quatro semanas dentro de casa, diferentemente das outras cravinas, que são todas próprias para jardins. Com boa adaptação para vasos ou canteiros, esta espécie prefere ambientes com média luminosidade. Ideal para decorar ambientes internos, sacadas, varandas e até aquela mesinha próxima da janela.
Angelonia Archangel e Angelonia angustifolia (florescer) - Sítio Flor&Ser (Veiling)- Holambra. Matheus Walravens e Florquídea, Holambra - Michael van Hoof

Muito utilizada como flor em corte, a angelônia chega agora em vaso. Caracteriza-se por plantas vigorosas com flores únicas e graciosas. É uma planta extremamente resistente, que gosta de sol pleno. Possui cores muito fortes e brotação vigorosa, atingindo cerca de 40 cm de altura. Chega ao mercado nas cores rosa claro, cereja, roxo e branco (variedades Dark Purple, White, Cherry Red e Dark Rose). O curioso é que suas cores, muito vivas, não desbotam mesmo sob sol pleno. Suas flores delicadas e abundantes são perfeitas para a formação de maciços coloridos. Tem um aroma levemente frutado. Suas hastes podem, inclusive, ser utilizadas em arranjos de corte. É uma excelente opção também para varandas e salas com bastante luz indireta, podendo, após a queda das flores, ser podada e transplantada para jardineiras. Com fertilização semanal e irrigação apropriada, ela irá brotar e florescer novamente, transferindo, assim, a sua beleza da casa para o jardim. Graças ao nosso manejo que envolve a utilização de sombreamento, escurecimento, reguladores de crescimento e fertilização precisa, essa variedade vem mantendo a floração por até três semanas em ambientes com alta luminosidade indireta. Após transplante para jardineira, as plantas soltam flores periodicamente por mais de seis meses. Originária do México, atinge cerca de 60 cm de altura permitindo diversas composições com outras plantas. Apesar de ser uma planta rústica e vigorosa, sua floração é delicada, perfumada e muito colorida. Essa variedade foi desenvolvida nos Estados Unidos pela Ball Horticultural Co. Já vem sendo cultivada por diversos produtores que somam, aproximadamente, 500 mil plantas/ano. A previsão é chegar a um milhão plantas/ano. Somente no Sítio Flor&Ser, em Holambra, foram destinados cerca de 5.000 m² para essa variedade, com a previsão de triplicar a área já no início de 2020.
Coleus (coração magoado) - Sítio Santa Edwiges (Veiling), Holambra - Sebastião do Carmo Custódio e Manati Flores, Holambra - Ieda Lotz
É uma folhagem compacta e robusta, muito atraente pelo colorido de suas folhas grandes e macias. Apresenta diversas cores e combinações entre amarelo, rosa, vermelho, roxo, verde e marrom. É interessante observar que as cores das folhas formam dégradés ou contrastam bruscamente. É originária da Ásia, da Indonésia, de Java e da Malásia. O fato de ocorrer o cruzamento natural entre elas promove constantemente o aparecimento de novas variedades, com infinitas combinações de cores e formatos.  A maioria não é nem catalogada. Algumas são rasteiras e não passam de 20 cm. Outras são gigantes e atingem mais de dois metros. Depende da variedade, mas também da luminosidade recebida. Uma planta pode ficar totalmente sem cor na sombra, mas quando exposta ao sol muda completamente de tonalidade e ganha cores vibrantes. Apesar de perene, o coleus deve ser replantado bienalmente, pois perde a beleza com a idade. Precisa de água regularmente. O solo deve ser mantido úmido, porém não encharcado. Embora suas cores fiquem mais vibrantes ao sol, a luz direta pode desbotar suas folhas. Por isso, o ideal é a luz indireta ou o sol da manhã.
“Tulipo” e “Tulipas Variadas” no pote 9 e no pote 12 quadrado - Jan de Wit
A embalagem “Tulipo” foi desenvolvida especialmente para a Expoflora, homenageando o personagem do evento e permitindo que os visitantes levem a flor símbolo da Holanda para casa. Foram selecionadas variedades sortidas de tulipas holandesas (branca, amarela, vermelha, rosa clara e rosa escura). Já as Tulipas Variadas” - no pote 9 e no pote 12 quadrado - chegam em embalagens que visam a facilitar o transporte e o manuseio do produto, com toda a delicadeza que as tulipas requerem. São duas variedades de tulipas holandesas (branca e vermelha) produzidas no Brasil com muita tecnologia para garantir um meio adequado de produção: câmaras frias para estoque, enraizamento, congelamento e estoque de flores antes da entrega ou venda. A temperatura de produção é de 15 a 25 graus. Lançamento na Expoflora 2019 e, no próximo ano, para o Brasil inteiro.
Trigo em vaso ou grama de trigo - Flora Beijo (Veiling) - Jean Kortstee Ferreira

Também chamada de clorofila, esta planta é muito utilizada como alimento para gatos e cachorros, pois ajuda na sua digestão. Seu uso está em alta, também em suco detox.
Serviço38ª ExpofloraLocalização: Holambra – SP
Data: 30 de agosto a 29 de setembro de 2019, de sexta a domingo
Horário: das 9h às 19h
Ingressos: R$ 52,00 na bilheteria, no site www.ingressorapido.com.br e com os representantes informados no site www.expoflora.com.br
Ingressos para grupos: (19) 3802-1499 / 98115-1294 / 98114-9783 / 98168- 3600 e centraldereservas@expoflora.com.brlaercio@expoflora.com.br e reservas@expoflora.com.br.
Informações para o público: (19) 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.br

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!