Sem Desperdício!: Saúde: 10 benefícios do chá preto que você não conhecia

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Saúde: 10 benefícios do chá preto que você não conhecia



O chá preto é uma das bebidas mais apreciadas no mundo. É um dos chás mais populares que existe e é bem conhecido por suas qualidades antibacterianas e antioxidantes, além de estar repleto de benefícios para a saúde.


Mas o que é o chá preto?

O chá preto é o tipo mais comum de chá servido sem leite. Ele é feito da planta cientificamente conhecida como “Camellia sinensis”. Seu nível de oxidação dá-lhe a cor e sabor únicos, que variam do âmbar ao castanho escuro e salgado ao doce.

A diferença entre o chá preto, verde e branco é a maneira como eles são processados.

Durante o estágio de processamento, o chá preto é fermentado e oxidado. Por outro lado, o chá verde e o chá branco não são fermentados.

Benefícios para a saúde

Este chá surpreendente é conhecido por suas qualidades curativas e outros benefícios para a saúde. Os mais poderosos são os seguintes:

Previne Doenças Cardíacas
Altas quantidades de flavonóis, teaflavinas e derivados de ácido gálico presentes no chá preto ajudam a reparar disfunções nas artérias coronárias em pacientes cardíacos. Ele também reverte o funcionamento anormal dos vasos sanguíneos, o que pode levar a derrames, aterosclerose e outras condições cardiovasculares. 

Prevenção de Câncer
A presença de teaflavinas no chá preto destrói células anormais no corpo antes que causem qualquer dano importante ou se transformem em células cancerígenas. Ele ajuda a evitar o câncer de mama (especialmente as mulheres na fase pré-menopausa), do ovário, do estômago e até mesmo de pele.

Reduz o risco de Diabetes
A ingestão do chá a longo prazo está associada a níveis reduzidos de glicose no sangue em jejum e a taxas mais baixas de diabetes tipo 2. Os principais compostos bioativos do chá preto são os polifenóis, que apresentam menor índice glicêmico.

Previne AVCs
Beber mais de uma xícara de chá preto ou verde diariamente ajuda na prevenção de acidentes vasculares cerebrais.

Melhora a Digestão
O chá preto é rico em taninos e outros produtos químicos que têm um efeito positivo e relaxante no sistema digestivo do corpo. Esta qualidade anti-inflamatória do chá também é útil para curar desordens digestivasOs compostos químicos presentes no chá preto também combatem as úlceras do estômago.

Atividade Antibacteriana
Os polifenóis do chá são conhecidos por sua atividade antibacteriana. Pode ser um tratamento efetivo principalmente para o chulé. Ele também fecha os poros e evita a transpiração frequente. 

Você também pode aplicar sacos de chá preto refrigerados para queimaduras e vermelhidão para aliviar erupções cutâneas e coceira.

Alivia o estresse
O consumo de chá preto não só diminui a produção do hormônio do estresse, o cortisol, mas também o normaliza. Além disso, o aminoácido l-theanine, encontrado neste chá, alivia o estresse e promove o relaxamento. A ingestão de chá preto pode acelerar a recuperação após o estresse agudo, que de outra forma pode causar um risco maior de doenças crônicas, como a doença coronariana.

Cuidado Capilar
A cafeína, presente neste chá, bloqueia o DHT, o hormônio responsável pela queda de cabelo. O chá de alecrim tem efeitos similares. Beber chá pode ajudar a promover o crescimento do cabelo e retardar a queda.  Enxaguatórios de chá preto são excelentes para amaciar o cabelo e melhorar seu brilho e cor.

Você pode usar um borrifador ou aplicá-lo no couro cabeludo e lavá-lo com seu xampu e condicionador habituais após 20 minutos. É uma maneira natural e barata de tingir os cabelos grisalhos para que pareça saudável e brilhante.

Aumenta a Energia
A cafeína no chá preto aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e estimula o metabolismo, fornecendo-lhe uma alta dose de energia.

Perda de Peso
O chá preto reduz os níveis de triglicérides e as gorduras viscerais. Outros chás são também muito usados para servir de complemento à sua dieta equilibrada. Assim algumas mudanças de estilo de vida, juntamente com o consumo de chá preto, ajudam na perda de peso. Também ajuda a evitar a obesidade induzida por inflamação.

O chá preto possui ainda muitos mais benefícios e é por isso que deve bebê-lo em vez de escolher um refrigerante ou uma bebida alcoólica.

Artigo escrito em colaboração pela portuguesa por Carolina Santos


Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!