Sem Desperdício!: Gastronomia: o menu executivo do Saj

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Gastronomia: o menu executivo do Saj

Recentemente eu fui convidada para conhecer o cardápio do almoço executivo do restaurante Saj, no Parque Dom Pedro Shopping em Campinas.


Fundado por descendentes de sírios e libaneses, o Saj apresenta um cardápio rico em alimentos frescos e saudáveis, com possibilidades de pratos que vão muito além dos famosos kibes e esfihas. Coalhada seca, Homus e Babaghanouch são harmonizados com o macio, quentinho e inigualável pão folha, feito à vista dos clientes na exposta chapa metálica Saj. Entre os originais itens do menu está o Chacrie - ragu de fraldinha na coalhada fresca com anéis de cebolas douradas, e o famoso Trigo grosso - grãos de trigo, frango desfiado e carne moída, coberto com coalhada fresca e folhas de hortelã. A viagem para os países do Levante - região da costa mediterrânica de Gaza à Turquia, fica ainda mais completa com o atendimento caloroso e o ambiente jovem, aconchegante e encantador.


Conhecer o famoso forno Saj e ver como se faz um pão folha foi uma experiência encantadora (você pode conferir o vídeo lá nos destaques do Instagram @tai_carrey). 

O menu executivo do Saj tem duas opções: entrada + prato principal por R$48,00 ou entrada + prato principal + sobremesa por R$55,00. Eu escolhi a opção com sobremesa! rs

Para a entrada são três opções: esfiha esticada, homus ou salada democrática. Eu escolhi a salada. É a única do cardápio que não tem nada da cozinha libanesa. Ela é composta por: folhas verdes, palmito, cenoura, tomate cereja, parmesão e molho de mostarda. A porção é enorme e muito bem servida. Definitivamente uma delícia!


Para o prato principal são diversas opções: kafta, peixe. frango, kibe de abóbora e mussaka (a minha escolhida). A mussaka é composta por camadas de berinjela, tomate e carne moída cobertas com molho branco gratinado. Para acompanhar, o arroz chehie: com macarrão cabelinho de anjo na manteiga. 


A mussaka parece uma lasanha de berinjela, porém a berinjela é picada e se mistura com o tomate e a carne moída. O molho branco gratinado é só por cima e dá aquele toque cremoso ao prato. Uma explosão de sabores! O arroz chehie é diferente. O macarrão cabelinho de anjo é frito na manteiga e fica com coloração marrom, além de sabor leve e divino. Já fiquei com vontade de me atrever a fazer em casa! rs


Para a sobremesa são três opções: frutas da estação, malabie (um manjar branco com damasco) e o bolo da Teta (meu escolhido). Teta em árabe significa vovó! É um bolo de chocolate diferenciado. São várias camadas de chocolate (na cobertura, na massa e no recheio). A massa me lembrou a textura de um brownie, o recheio um mousse e a cobertura uma calda de chocolate. Absurdamente doce porém excepcional no quesito chocolate. Diria que foi um dos melhores bolos de chocolate que provei na vida!


Eu adoro a culinária árabe mas não conhecia nada além do kibe e da kafta! rs Foi uma surpresa saber que um restaurante de tão grande nível tem um cardápio de almoço que cabe em todos os bolsos.

Ah, o Saj campinas tem duas cortesias, de segunda a sexta: uma esfiha que você prova ainda na porta e uma entradinha assim que você se senta na mesa! Aquele lugar que te conquista pelo sabor, antes mesmo de você pagar! 

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!