Pela primeira vez fora de capitais, uma das mais celebradas e aplaudidas mostras de arte da atualidade poderá ser visitada até o dia 22 de outubro no Iguatemi em Campinas
Visitada por mais de 350 mil pessoas no Brasil em montagens que passaram por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a exposição The Art of the Brick® está agora na cidade de Campinas. Com 83 esculturas impressionantes em um novo gênero – obras de arte excepcionais criadas com mais de um milhão de blocos LEGO®– a mostra pode ser visitada no primeiro piso do Shopping Iguatemi.
Sejam reais ou imaginários, os personagens e objetos criados pelo artista Nathan Sawaya são surpreendentes e deixam os visitantes completamente sem palavras. Esta exposição itinerante é uma das mais extraordinárias e inovadoras das últimas décadas, impactando pessoas de todas as idades.
Eu visitei a exposição na última terça-feira. Fui acompanhada da minha mãe que viu a propaganda na TV e ficou super empolgada para conferir.
O que eu achei
Lego sempre foi brinquedo de menino. Eu, como boa nerd que sempre fui, tive alguns. Nada muito complexo (como aqueles especiais que fazia navios ou esculturas enormes e custavam o olho da cara), peças pequenas de jogos simples ou até mesmo peças maiores.
Agora imagine encontrar diversas esculturas, quadros e referências (como um esqueleto de dinossauro) feitos apenas com as peças de lego! Todos objetos são em 3D e possuem características incríveis (como os cílios de um dos rostos).
É incrível pensar que eu nunca teria a capacidade de fazer (ou até mesmo pensar) em algo do tipo. É coisa de artista - e eu não tenho o dom.
Vale a pena conferir os vídeos explicativos de cada sessão da exposição e conhecer um pouco mais sobre o artista e sua inspiração. Fica a dica também para aproveitar o seu EU criativo no fim da exposição. Tem um painel e diversas peças para você - adulto ou criança - aproveitar.
É importante ressaltar que, por onde passa, o artista faz uma obra em homenagem ao país que recebe a exposição. No Brasil, um quadro exclusivo do Pelé é o que marca a mostra.
A Exposição
The Art of the Brick® foi lançada em abril de 2007 na cidade norte-americana de Lancaster, na Pensilvânia. Desde então, a exposição já ocupou mais de 80 museus e espaços nas principais cidades norte-americanas, e também foi vista em países como Bélgica, Irlanda, China, Israel, Singapura, França, África do Sul, Austrália, Suíça, Espanha e Rússia visitada por mais de dez milhões de pessoas e celebrada pela imprensa de todo o mundo com adjetivos como “notável” e “contagiante”. “Não perca”, sentenciou o New York Post em sua resenha, por ocasião do lançamento da exposição em Nova York.
Criada pelo artista plástico norte-americano Nathan Sawaya, celebrada pela CNN norte-americana como “obrigatória” (“One of the Top 10 Must See Global Exhibitions”), a exposição no Iguatemi Campinas é uma realização da Ring Produções Culturais.
Entre as mais impressionantes e inesperadas criações em 3D, The Art of the Brick® apresenta reconstruções de obras de arte universalmente conhecidas, como "O Pensador", de Rodin, a "Vênus de Milo", "O Grito", de Edvard Munch - em que as mãos e cabeça explodem para uma terceira dimensão - e "O Beijo", de Gustav Klimt.
Em outras áreas, o visitante encontra-se cara a cara com um Buda ou esculturas enormes, como o impressionante esqueleto de T-Rex de 6 metros de comprimento feito com 80.020 blocos. Outros trabalhos são novas criações da imaginação do artista, como uma nadadora azul ou um homem amarelo que abre o peito para revelar um tesouro de tijolos LEGO®, além de figuras humanas e outras esculturas surpreendentes.
Como parte da exposição, uma área para brincar e construir peças com os tijolos coloridos está localizada no final, onde crianças grandes e pequenas poderão participar de atividades lúdicas com recreadores.
Serviço
The Art of the Brick®
Local: primeiro piso doShopping Center IguatemiCampinas (Avenida Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)
Horários: de terça a sábado, das 13h às 22h (fechado às segundas-feiras); domingos e feriados, das 13h até as 20h; a bilheteria fecha sempre uma hora antes (21h de terça a sábado e 19h aos domingos e feriados)
Quando: até 22 de outubro
Ingressos:
Ingressos:
R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)
Uau, que exposição incrível, aposto que valeu a pena ter ido!
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
Adorei a exposição <3
ResponderExcluirmariasabetudo ❥