Sem Desperdício!: Dica de Cultura: Exposição The Art of The Brick

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Dica de Cultura: Exposição The Art of The Brick

Pela primeira vez fora de capitais, uma das mais celebradas e aplaudidas mostras de arte da atualidade poderá ser visitada até o dia 22 de outubro no Iguatemi em Campinas

exposição com lego em campinas

Visitada por mais de 350 mil pessoas no Brasil em montagens que passaram por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a exposição The Art of the Brick® está agora na cidade de Campinas. Com 83 esculturas impressionantes em um novo gênero – obras de arte excepcionais criadas com mais de um milhão de blocos LEGO®– a mostra pode ser visitada no primeiro piso do Shopping Iguatemi.

art of the brick campinas lego

Sejam reais ou imaginários, os personagens e objetos criados pelo artista Nathan Sawaya são surpreendentes e deixam os visitantes completamente sem palavras. Esta exposição itinerante é uma das mais extraordinárias e inovadoras das últimas décadas, impactando pessoas de todas as idades.

Dica de Cultura: Exposição The Art of The Brick

Eu visitei a exposição na última terça-feira. Fui acompanhada da minha mãe que viu a propaganda na TV e ficou super empolgada para conferir.

Dica de Cultura: Exposição The Art of The Brick

O que eu achei

Lego sempre foi brinquedo de menino. Eu, como boa nerd que sempre fui, tive alguns. Nada muito complexo (como aqueles especiais que fazia navios ou esculturas enormes e custavam o olho da cara), peças pequenas de jogos simples ou até mesmo peças maiores.

Dica de Cultura: Exposição The Art of The Brick

Agora imagine encontrar diversas esculturas, quadros e referências (como um esqueleto de dinossauro) feitos apenas com as peças de lego! Todos objetos são em 3D e possuem características incríveis (como os cílios de um dos rostos).

Dica de Cultura: Exposição The Art of The Brick

É incrível pensar que eu nunca teria a capacidade de fazer (ou até mesmo pensar) em algo do tipo. É coisa de artista - e eu não tenho o dom.

Vale a pena conferir os vídeos explicativos de cada sessão da exposição e conhecer um pouco mais sobre o artista e sua inspiração. Fica a dica também para aproveitar o seu EU criativo no fim da exposição. Tem um painel e diversas peças para você - adulto ou criança - aproveitar.

É importante ressaltar que, por onde passa, o artista faz uma obra em homenagem ao país que recebe a exposição. No Brasil, um quadro exclusivo do Pelé é o que marca a mostra.

exposição art of the brick campinas iguatemi

A Exposição

The Art of the Brick® foi lançada em abril de 2007 na cidade norte-americana de Lancaster, na Pensilvânia. Desde então, a exposição já ocupou mais de 80 museus e espaços nas principais cidades norte-americanas, e também foi vista em países como Bélgica, Irlanda, China, Israel, Singapura, França, África do Sul, Austrália, Suíça, Espanha e Rússia visitada por mais de dez milhões de pessoas e celebrada pela imprensa de todo o mundo com adjetivos como “notável” e “contagiante”. “Não perca”, sentenciou o New York Post em sua resenha, por ocasião do lançamento da exposição em Nova York.


Criada pelo artista plástico norte-americano Nathan Sawaya, celebrada pela CNN norte-americana como “obrigatória” (“One of the Top 10 Must See Global Exhibitions”), a exposição no Iguatemi Campinas é uma realização da Ring Produções Culturais.

exposição escultura com lego

Entre as mais impressionantes e inesperadas criações em 3D, The Art of the Brick® apresenta reconstruções  de obras de arte universalmente conhecidas, como "O Pensador", de Rodin, a "Vênus de Milo", "O Grito", de Edvard Munch - em que as mãos e cabeça explodem para uma terceira dimensão - e "O Beijo", de Gustav Klimt.

Em outras áreas, o visitante encontra-se cara a cara com um Buda ou esculturas enormes, como o impressionante esqueleto de T-Rex de 6 metros de comprimento feito com 80.020 blocos. Outros trabalhos são novas criações da imaginação do artista, como uma nadadora azul ou um homem amarelo que abre o peito para revelar um tesouro de tijolos LEGO®, além de figuras humanas e outras esculturas surpreendentes.


Como parte da exposição, uma área para brincar e construir peças com os tijolos coloridos está localizada no final, onde crianças grandes e pequenas poderão participar de atividades lúdicas com recreadores.

Serviço
The Art of the Brick® 
Local: primeiro piso doShopping Center IguatemiCampinas (Avenida Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)
Horários: de terça a sábado, das 13h às 22h (fechado às segundas-feiras); domingos e feriados, das 13h até as 20h; a bilheteria fecha sempre uma hora antes (21h de terça a sábado e 19h aos domingos e feriados)
Quando: até 22 de outubro
Ingressos:                                                                                
R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) 

Comentários do facebook
2 Comentários do Blogger

2 comentários:

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!