Sem Desperdício!: Saúde: a importância do café da manhã

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Saúde: a importância do café da manhã

Para Mauro Fisberg, a primeira refeição do dia traz diversos benefícios para saúde do corpo



O café da manhã é uma das principais refeições do dia e possui grande importância para a manutenção da saúde. No Brasil, o desjejum é consumido normalmente em casa ou a caminho do trabalho, entre 5h e 10h da manhã, tendendo a ser mais comum entre a população adulta e menos frequente entre as crianças.

Segundo documento sobre o tema, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, pessoas que não possuem o hábito de consumir o café da manhã tendem a ingerir quantidades insuficientes de vitaminas, ácido fólico, cálcio, ferro e outros nutrientes essenciais para o corpo. Isso pode prejudicar o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, por exemplo.

Para o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, Coordenador do Centro de Nutrologia e Dificuldades Alimentares do Instituto Pensi - Hospital Infantil Sabará e do departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, o café da manhã é uma oportunidade de inclusão de nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo. “Além disso, ele proporciona mais disposição para as atividades ao longo do dia, já que o organismo ficou muito tempo em jejum, durante o sono”, comenta.

Nenhum alimento é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários. Por isso, a variedade é uma importante dica para manter uma alimentação equilibrada e nutritiva. Fique de olho nas dicas dele e não pule o café da manhã!

1 –Troque os carboidratos refinados, como o pão branco e biscoitos, por carboidratos complexos como os produtos integrais. Por sua digestão ser mais lenta, o organismo sente-se saciado por mais tempo.

2 – Proteínas ajudam no controle do peso corporal, estimulando a liberação de hormônios responsáveis pelo aumento da saciedade e também na construção do tecido muscular, que favorece o gasto diário de energia. O café da manhã ainda é uma boa oportunidade para consumir alimentos que tenham cálcio, então, lácteos, queijos, iogurtes ou bebidas à base de soja nesse momento são exemplos de como garantir esse nutrientes.

3- É fundamental completar a refeição com uma fruta, que vai contribuir com vitaminas e minerais, além de ajudar a aumentar a quantidade de fibras consumida!

Comentários do facebook
2 Comentários do Blogger

2 comentários:

  1. Ótimas dicas e eu não fico sem café da manhã e quando eu não tomo meu Deus dá vontade de comer tudo que vejo pela frente impressionante kkkkk

    Beijinhos,
    Blog Resenhas da Pam

    ResponderExcluir
  2. Adorei as informações, na minha família minha mãe sempre preparou todas as refeições... então tenho esse costume dês de hoje, não pulo nenhuma refeição
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!