Sem Desperdício!: Dia de Cozinha: Risoto de abóbora e abobrinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Dia de Cozinha: Risoto de abóbora e abobrinha

Não importa em qual canto do Brasil você estiver, você vai se deparar com um ingrediente abundante em nossa terra, cultivada desde os tempos indígenas: a abóbora. 

Pensando na gastronomia local e no fato de que 40% dos viajantes brasileiros pretendem experimentar mais comidas regionais em 2018, a Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar, convidou a renomada chef Helena Rizzo, do Restaurante Maní, em São Paulo, para se inspirar nos ingredientes brasileiros, incluindo a abóbora, e criar uma receita que pudesse ser feita de maneira rápida e simples por qualquer viajante que esteja passeando por terras brasileiras (e estrangeiras também, por que não?). Confira!

Risoto de abóbora e abobrinha


Ingredientes:
- 1kg de abóbora (de pescoço, kabochan ou moranga) sem a casca e cortada em pedaços
- 200g de abobrinha cortada em cubinhos de 1cm
- 30ml de azeite de oliva
- 1 cebola picada
- 250g de arroz arbório
- 100ml de vinho branco seco
- 1l de caldo de legumes
- sal
- noz moscada
- 50g de manteiga
- 50g de parmesão ralado
- 10g de salsinha picada

Modo de preparo:
1. Passar os pedaços de abóbora pela centrifuga para extrair o suco (se não tiver centrífuga, cortar a abóbora em pedaços menores e bater no liquidificador para fazer um suco, coar). Reservar.
2. Aquecer bem uma frigideira antiaderente. Colocar um fio de azeite de oliva e dourar os cubinhos de abobrinha. Reservar.
3. Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e doure a cebola picada. Acrescente o arroz e refogue bem. Junte o vinho branco e mexa até o alcool evaporar. Cubra o arroz com o suco de abóbora. Mexa sempre e vá acrescentando aos poucos o caldo de legumes, à medida que o arroz for secando.tempere com sal e uma pitada de noz moscada.
4. Quando os grãos estiverem al dente, acrescente os cubinhos de abobrinha e mexa mais um pouco. Retire do fogo e junte a manteiga, o parmesão ralado e a salsinha picada. Emulsione bem. Sirva imediatamente e, se quiser dar um toque especial, finalize com algumas folhas de manjericão e sementes de abóbora torradas.

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!