Sem Desperdício!: Uma paixão mundial, o café é presença obrigatória, na vida da maioria pessoas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Uma paixão mundial, o café é presença obrigatória, na vida da maioria pessoas


No café da manhã, depois da refeição, no meio da tarde, não existe um horário pré-determinado, para o consumo do café. Tem quem tome o dia todo e tem quem não goste. Mesmo assim, ele continua sendo o rei soberano, na vida da população e até ganhou um dia só dele. No próximo dia 14 de abril, o mundo inteiro irá comemorar, o Dia Mundial do Café.

Originário da Etiópia, suas propriedades estimulantes foram descobertas por um pastor, que observou alterações no comportamento de seu rebanho, depois que os animais ingeriram uma plantinha vermelha. O pastor, então, decidiu provar o alimento e logo ficou encantado com seu sabor e aroma. À partir daí, conquistou os países árabes, sendo contrabandeado para a Europa e trazido para o Brasil, onde se adaptou muito bem, ao clima do país.

Palavra derivada do árabe, "gahwa" (aquilo que impede o sono), era consumida em planta, pelo deserto, envolta em gordura animal. Na Turquia, tomou a forma líquida e veio conquistando todos os paladares, até hoje. Uma das principais ações do café, no organismo humano, é ajudar na diurese. A cafeína excita o sistema nervoso central, age sobre o sistema muscular (principalmente sobre o músculo cardíaco) ajuda no rendimento físico e intelectual, aumentando a concentração. Especialistas já estão encontrando outras formas do uso do café, em diversos segmentos como estética, tratamentos de saúde e na gastronomia.

Na estética, a café terapia é indicada para peles com oleosidade e também relaxamento, pessoas com depressão, desintoxicação, reposição das energias térmicas após exposição solar, hidratação, nutrição e mais tônus à pele. Mari Di Chiara, enfermeira especializada em estética, explica que a bebida tem grandes propriedades cosméticas. "A cafeína, não engorda, ao contrário, ajuda à perder medidas e também é uma poderosa máscara anti-idade. Seu princípio ativo também está sendo usado, cada dia mais, em produtos como sabonetes, shampoos, hidratantes e outros. Além disso, é super indicado contra a celulite, compondo muitos produtos desenvolvidos para combater esse mal, o café também tem propriedades esfoliantes e ajuda a acelerar a eliminação natural de gordura das células", conclui Mari.

Além de ajudar a conservar a beleza exterior, o café também é usado na medicina. Em dois tipos diferenciados, arábico, intenso e de sabor nobre, e a robusta, com aroma suave, após colhido, torrado e moído, deve ser misturado à água, em filtro de papel, coador, na versão instantânea e a expressa. A bebida contém cafestol e kahweol, substâncias que aumentam o colesterol sanguíneo. Portanto, o mais indicado é que seja consumida filtrada ou coada, pois parte destes compostos ficam retidos no processo de filtragem.

Por outro lado, é indicado evitar o consumo de café expresso, árabe, turco e grego, pois contém alta concentração destas substâncias. O impacto negativo ao colesterol, só ocorre se o consumo for maior do que três xícaras por dia e as calorias são originárias da quantidade de açúcar utilizado.


A Dra. Elaine Ferraz, graduada em medicina pela Faculdade de Medicina Dr. Domingos Leonardo Cerávolo, pós graduada em endocrinologia (Lato Sensu), pelo IDEF – Instituto de Diabetes e Endocrinologia de Florianópolis, explica que, o consumo excessivo de café, está associado a doenças como hipertensão arterial (pressão alta), osteoporose e doenças cardiovasculares. A substância característica, a cafeína, é responsável pelo efeito estimulante da bebida. Mas, tudo tem o lado positivo, pois estudos mostram que, a cafeína tem a capacidade de melhorar o metabolismo, na ajuda da perda de peso.

Nenhum produto foi tão pesquisado, como o café, nos últimos dois séculos. Seu principal composto ativo, a cafeína, estimula o sistema nervoso central, mantendo a atenção e o bom humor, ajuda no processo de respiração e de digestão. Uma xícara de café, pode ajudar no combate aos sintomas da enxaqueca. Consumido em doses regulares, ajuda na prevenção de doenças como o Mal de Alzheimer e o Parkinson. Contém substâncias antioxidantes, que elimina radicais livres e defende o sistema imunológico. Uma xícara pequena de café, com 180ml, contém apenas 2 calorias. Porém, deve-se calcular, pela quantidade de açúcar utilizado.

Na culinária, o café vem sendo utilizado com maior frequência, por seu sabor e aroma inusitado e atrativo. E, não se restringe apenas às receitas doces. Hoje em dia, uma grande quantidade de pratos salgados, também levam esta iguaria, dando um toque especial e extremamente sofisticado ao menu.

Tabela nutricional do café :

Café - Composição por 100 g de Alimento
Café bebida sem açúcar - Café: grão torrado

Calorias 2 cal. 226 cal.
Proteínas 0,3 g 12,6 g
Gorduras 0,1 g 14,8 g
Carboidratos 0,8 g 63,5 g
Fibras 0 7,6 g
Água 98,8 % 1,6 %
Cálcio 5 mg 148 mg
Fósforo 5 mg 198 mg
Ferro 0,2 mg 2,9 mg
Sódio 1 mg 72 mg
Vitamina A 0 0
Vitamina B1 0,01 mg 0,07 mg
Vitamina B2 0,01 mg 0,05 mg
Vitamina B3 0,9 mg 17 mg
Vitamina C 0 0
______________________________________________________________
FONTE:Dutra-de-Oliveira,J.E. & Marchini,J.S.,"Ciências Nutricionais"



Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!