Sem Desperdício!: Saúde: Chocolate é bom para tosse, saiba por quê

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Saúde: Chocolate é bom para tosse, saiba por quê

Especialista explica por que esse alimento pode ser útil para amenizar a vontade de tossir e de que forma aproveitar todos os seus benefícios



De repente, a tosse chega, atrapalhando o sono, irritando a garganta e prejudicando toda a rotina de quem enfrenta o problema. A solução? Recorrer aos inúmeros xaropes disponíveis no mercado? Fazer aquele chá natural com mel e limão? Beber água? Ou experimentar um chocolate? Pode acreditar que a última solução pode ser efetiva. "O chocolate possui substâncias que, segundo estudos, podem beneficiar o funcionamento do sistema respiratório e nervoso central, amenizando os episódios de tosse", explica o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Cícero Matsuyama.


Uma dessas substâncias é a teobromina, presente no cacau, que possui, entre outras funções, o poder de ser um inibidor da tosse, em proporção maior do que muitos medicamentos receitados para combater o mal. Essa é uma conclusão de um estudo feito na Imperial College, em Londres. Outra pesquisa, desenvolvida pelo professor Alyn Morice, chefe de estudos cardiovasculares e respiratórios da Universidade de Hull e membro fundador da Sociedade Internacional do Estudo da Tosse, mostra que o chocolate pode ser melhor para acalmar as crises do que mel e limão, principalmente pela sua textura, ajudando a proteger as terminações nervosas da garganta.

No entanto, muita calma ao recorrer a esse "tratamento". Em alguns casos, a tosse pode até piorar, dependendo da causa. "É importante ter cuidado ao comer chocolate com esta finalidade, pois se o sintoma tiver origem em um problema como o refluxo gastroesofágico, o quadro piorará muito em intensidade", explica Matsuyama. Segundo ele, o chocolate funciona bem quando a tosse acontece por irritação das vias respiratórias.

Além disso, não é todo tipo de chocolate que ajuda. A regra é que quanto mais cacau melhor, já que é nesse item que estão as propriedades benéficas. Com relação à textura, o melhor é optar pelas barras, ao invés de chocolate líquido. Muito cuidado também com o excesso, pois o efeito pode ser o oposto do esperado.

O chocolate sozinho também não faz milagres. Ele deve atuar apenas como um coadjuvante, e não como tratamento. Casos de tosse devem ser investigados se durarem mais de 3 semanas. Alimentos líquidos, como chás, sucos, hidratantes isotônicos e água podem ser úteis também para fluidificar as secreções, diminuindo a quantidade de muco, bem como alimentos doces, quentes, caldas e xaropes caseiros, que diminuem a irritação na garganta, proporcionando alívio e diminuindo a frequência e intensidade da tosse.

Comprovadamente um dos itens mais queridos da alimentação é também um aliado na luta contra a tosse, e pode servir ainda para proporcionar outros benefícios. "O chocolate é sabidamente um alimento que proporciona bem-estar emocional. Se utilizado de forma racional e correta, deve ser aproveitado pelas pessoas", resume o médico. Então, agora, já sabe: está aí mais uma boa desculpa para comer chocolate.

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!