Sem Desperdício!: Gastronomia: Lima e sua deliciosa cozinha peruana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Gastronomia: Lima e sua deliciosa cozinha peruana

No dia 22 de fevereiro eu fui convidada à conhecer um diferente e delicioso restaurante de Campinas, o Lima Cocina Peruana.

lima restobar culinária peruana campinas

Localizado no Cambuí, bairro com enorme roteiro gastronômico da cidade, o restaurante - que foi inaugurado em 2016 - possui ainda uma unidade no Rio de Janeiro. Comandado pelo chef peruano Marco Espinoza, expert no quesito comida típico do Peru, é possível encontrar um menu que vai muito além do ceviche.

Admito que não conhecia muito sobre a culinária peruana - só havia provado o clássico ceviche algumas vezes - e essa visita foi muito especial. Fui recebida pelo proprietário Carlos Coutinho que me contou um pouco mais sobre o mundo da culinária peruana que mistura um pouco de japão e china com um toque de condimentos.

O menu da noite

Para dar início a noite especial, a entrada: fatias de pão sírio caseiro com um delicioso patê de berinjela e vinagrete. De dar água noa boca!

lima restobar peruano campinas entrada

Carlos sugeriu como entrada as Yuquitas: croquetes de mandioca recheados com queijo gorgonzola e banhados em molho de camarão. Definitivamente entrou para a minha lista de comidas preferidas na vida! O molho de camarão (que conta com algumas unidades do crustáceo, além do gosto) com o queijo gorgonzola do croquete é divino. Acredito que tenha sido o meu prato favorito da noite, entre tantos deliciosos.


Mas não parou por aí, continuando às entradas, Carlos sugeriu o menu degustação de ceviches: composto por 3 diferentes tipos de ceviches à sua escolha, é possível dividir o prato em duas pessoas e assim todo mundo prova tudo. 


Os ceviches escolhidos: Ceviche Tartar (atum, salmão, leite de tigre e abacate com torradas apimentadas); Ceviche Munay (peixe branco, camarão, polvo, lula, leite de tigre e molho de pimentão vermelho com chips de batata doce) e Ceviche Clássico (peixe branco, leite de tigre, cebola roxa, milho e batata doce).

lima restobar campinas restaurante peruano ceviche

Nesse ponto eu me esqueci de um detalhe muito importante: eu odeio coentro! Depois que fui para Aracaju (e lá o povo usa coentro até no feijão) eu peguei ódio da erva. Detalhe: a cozinha peruana usa muito coentro, principalmente nos ceviches!

Tirando esse detalhe (que poderia ter sido resolvido logo no início, antes de fazer o pedido - já que o Carlos nos perguntou em detalhes se tínhamos alguma restrição com relação aos alimentos), os três são deliciosos. O destaque fica para o Tartar, é extremamente delicioso e as torradas são perfeitas! Mesmo se você não é fã de peixe cru, vai gostar dessa opção. O Munay é com frutos do mar e com um leve toque apimentado, foi nele que o gosto de coentro se sobressaiu e eu não consegui aproveitar o prato todo. Já o clássico foi o preferido do namorado: peixe delicioso com cebola roxa. 

O prato principal foi um desbunde à parte. Quero deixar registrado: ele é enorme e é possível dividir facilmente em duas pessoas. Carlos nos sugeriu um clássico sucesso da casa (e que não leva frutos do mar): Lomo Saltado - composto por filé mignon salteado com cebola roxa, tomate, molho de soja e vinagre acompanhado de arroz e batata frita rústica. 


Aqui a culinária japonesa se faz presente pelo molho delicioso de soja com gergelim. A combinação molho + carne + arroz é perfeita. A batata é extremamente macia e suculenta, sabor incomparável. Eu que já não aguentada comer mais (sou pequena, como pouco rs) me deliciei nas batatas e na carne. Ainda bem que o namo deu conta do prato!

Pra fechar com chave de ouro a deliciosa sobremesa: Churros Morados. São churros feitos com a farinha de milho roxo acompanhados de um trio de molhos (mazamorra morada + creme de três leites + doce de leite).


Um churros diferente, mas delicioso. O molho vem em um copinho e é possível ver as três camadas. Separadas talvez não fossem tão boas quanto juntas. A Mazamorra é uma calda gelatinosa de milho roxo que, para o meu paladar, só combina com o creme de leites e o doce de leite. Se você espera um churros como os tradicionais que a gente compra em kombi, esquece! Esse é diferente e requintado.

Não podia deixar de mencionar as bebidas especiais da noite: Chicha Morada e o Chá especial da casa. A Chicha também é feita com o milho roxo e é super refrescante. Mas o destaque fica com esse chá gelado produzido no próprio restaurante. É delicioso, diferente, refrescante, doce na medida. Apaixonei.

lima restobar campinas restaurante peruano chicha morada

O Lima Cocina Peruana era conhecido como Lima Restobar. Ele passou recentemente por algumas modificações no cardápio mas todo o menu que eu provei e citei aqui ainda está disponível.

É um lugar que agrada quem ama peixe mas também quem adora carne. Agrada todo mundo que tenha o mais diferenciado paladar. Vale a visita!

lima restobar restaurante peruano campinas yuquitas
Meus preferidos da noite: Yuquitas e o Chá da casa!

No Instagram @tai_carrey é possível conhecer um pouco mais sobre o restaurante. Os stories estão salvos nos destaques do perfil. Confira!

Lima
 Cocina Peruana – Campinas

Funcionamento:
 terça a quinta, das 19h às 23h; sexta e sábado até meia-noite; almoço de terça a sexta, das 12h às 15h, e das 12h às 16h aos finais de semana.
Endereço:
 Rua Padre Almeida, 352, Cambuí
Informações: (19) 3254-7575Facebook: www.facebook.com/limarestobarcampinasInstagram: @limarestobarcampinas

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!