Sem Desperdício!: Frizz: saiba como combater o maior vilão dos cabelos

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Frizz: saiba como combater o maior vilão dos cabelos

Temido pelas mulheres, o frizz é caracterizado por aqueles "fios rebeldes" que ficam arrepiados e destoam dos cabelos. Ele ocorre como um sinal de que os fios não estão saudáveis e precisam de atenção e cuidados.


De acordo com o consultor da marca de cosméticos capilares SKNY -Stephen Knoll New York, Marcio Freoli, processos químicos como coloração ou alisamento, são causas comuns para o frizz, bem como as condições climáticas, como alta umidade, muito sol ou muito vento.

O consultor tira as principais dúvidas sobre o frizz e dá dicas de como evitar os fios rebeldes com tratamentos home-care.

1. Como reconhecer se estou com frizz?
Muitas pessoas confundem volume com frizz. Quando os cabelos estão debilitados por falta de hidratação ou excesso de processos químicos, tendem a ficar mais volumosos. Mas apenas os fios menores – ou fios novos, que se repelem entre si, são frizz.

2. Qual meu tipo de cabelo e como tratar?
De acordo com o especialista, para um resultado eficaz é preciso conhecer o seu tipo de cabelo para depois escolher os produtos corretos para tratar e manter o efeito desejado nos fios.

3. Hidratação semanal é o segredo?
A hidratação é o principal aliado no combate ao frizz. Isso porque a incidência do problema em cabelos hidratados é quase nula. Cada cabelo deve ser analisado – na estrutura (se é fino ou grosso, seco ou oleoso) e no estado (se está muito danificado ou se está saudável). Essas características irão determinar o tempo entre cada hidratação e o produto adequado para cada situação.

4. A técnica co-wash funciona?

A ideia do co-wash é simples: lavar o cabelo apenas com condicionador. "O co-wash proporciona uma limpeza leve nos fios, e isso é muito positivo pois deixa o cabelo mais hidratado, definido e mais soltinho".

Esta técnica – de lavar os cabelos apenas com o condicionar – é indicada para cabelos muito ressecados, que precisam de hidratação reforçada. Nestes casos é recomendado, inclusive, o uso de condicionadores intensivos, que possuem mais ativos condicionantes que os condicionadores comuns. 

Pessoas com problemas no couro cabeludo, como seborreia, por exemplo, não devem utilizar esta técnica, pois ela pode agravar o quadro ao invés de melhorá-lo.

5. A toalha atrapalha?
De acordo com o especialista, o atrito provocado pelo contato da toalha com os cabelos também é responsável pelo frizz. "Uma dica é escolher uma toalha que seja em tecido de algodão e evitar esfregar os cabelos para secar – você deve envolver os fios e apertar suavemente para que o tecido absorva a água", orienta Freoli.

6. Posso deixar os cabelos molhados?
Você pode deixar os cabelos secarem naturalmente, mas o vento é um dos responsáveis pelo frizz. Dormir com os cabelos molhados também não é recomendado e prender nem pensar, pois, além de arrepiar os fios, o cabelo fica marcado e danificado.

7. Existem produtos anti-frizz?
Existem diversos produtos voltados para o controle dos fios rebeldes: pomadas, cremes para pentear, serums e leave-in anti-frizz. Alguns reparadores também possuem a função anti-frizz e podem ser aplicados a qualquer hora. "Minha indicação é o uso de um bom leave-in, para controlar o volume e proteger os fios.

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!