Sem Desperdício!: Dia de Cozinha: Risoto de Gorgonzola com pera e nozes

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Dia de Cozinha: Risoto de Gorgonzola com pera e nozes

Tirolez, uma das marcas mais tradicionais de laticínios do País, sugere uma receita deliciosa que leva o queijo especial Gorgonzola como ingrediente principal: Um risoto de Gorgonzola com Pera e Nozes, desenvolvido em parceria com a Chef Luiza Zaidan.
O Gorgonzola, originário da Itália, é o terceiro queijo Italiano mais consumido no mundo. É um queijo da família do Roquefort francês e do Dana Bleu dinamarquês, tendo surgido por volta do sec. X, no Vale do Rio Pó, na cidade de Gorgonzola.
O queijo Gorgonzola possui sabor levemente salgado, frutado e picante, e textura macia que derrete rapidamente na boca. Além disso, é muito versátil, pois pode ser consumido puro, com frutas, geleias ou em diversas outras receitas culinárias, como salada, sopas, risotos, patês e molhos de massas e carnes. Na tábua de queijos, combina com sabores adocicados como uva, pera, figo, damasco, geleia de menta e Vinho do Porto.
Confira essa receita especial:
Como fazer Risoto de Gorgonzola Tirolez com pera e nozes



Ingredientes:


  • 320g de arroz arbóreo (mais ou menos uma xícara de café por pessoa)
  • ½ cebola picada- 4 dentes de alho
  • 100ml de azeite extra virgem
  • 80g de manteiga sem sal 
  • 160ml de vinho branco seco
  • 2,5 litros de caldo de legumes
  • 100g de Queijo Gorgonzola 
  • ½ pera em cubos
  • 2 colheres de sopa de nozes picadas
  • Sal e pimenta do reino à gosto
Ingredientes para o caldo de legumes:
Para um bom caldo de legumes é preciso usar todos os legumes e temperos que você tiver em sua geladeira. Cebola, cenoura, alho poró, aipo, quanto mais legumes, mais saboroso ficará o seu caldo!
Modo de preparo:
Caldo de legumes 

  1. Em uma panela com bastante água, acrescente todos os legumes e temperos à gosto, e deixe ferver por 20 a 30 minutos. 
  2. Após este tempo coe e descarte os ingredientes, deixando apenas o caldo. Mantenha o caldo bem quente durante o preparo do risoto.
Risoto 

  1. Em uma panela grande (a mesma que você irá servir o risoto), aqueça o azeite e a metade da manteiga. Refogue a cebola e, em seguida, acrescente o arroz – mexa bem para envolver toda a manteiga nos grãos.
  2. Acrescente o vinho e deixe secar por completo. Assim que secar, vá acrescentando o caldo aos poucos (2 em 2 conchas), mexendo sem parar.
  3. Quando o caldo estiver na metade, comece a provar para ver se está no ponto. O ideal é ficar um pouco “al dente”, para que ele finalize o cozimento no processo final.
  4. Desligue o fogo, acrescente o queijo Gorgonzola amassado, a pera, as nozes, 1 concha de caldo e a manteiga restante. Tampe e deixe descansar por 3 minutos antes de servir.
Dicas da Chef:

  1. Deixe seu caldo bem saboroso, pois ele é a base do seu risoto
  2. O fogo deve estar bem alto
  3. Nunca pare de mexer o risoto!
Tempo de preparo: 30 minutosRendimento: 4 porções

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!