Sem Desperdício!: Moda: como higienizar as roupas de couro

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Moda: como higienizar as roupas de couro

O frio continua com força total. Conheça técnicas essenciais para cuidar de suas roupas de couro e se proteger das baixas temperaturas


Roupas de couro nunca saem de moda, principalmente no inverno, quando são fundamentais para aquecer e valorizar o look. Toda a versatilidade dessas peças requer, no entanto, cuidados especiais na limpeza e na manutenção, a fim de que durem longas estações e permaneçam bem cuidadas por mais tempo.

Para isso, Ricardo Monteiro, Gerente Operacional da Quality Lavanderia, destaca algumas dicas práticas e muito funcionais:
 1.      Nem todo couro é igual. Apesar do mesmo tipo de tecido, sua essência pode ser variada de acordo com o processo de produção de cada fabricante. Por isso, antes de tudo, fique atento às instruções da etiqueta.

2.      Couro e água. Apesar do couro ser lavado na água por profissionais, o consumidor nunca deve mergulhar uma roupa de couro na água, sem os produtos apropriados, pois pode ocasionar perda de corantes, remoção dos óleos umectantes e lubrificantes contidos nele, causando também rachaduras e  o enrijecimento da peça.

3.      Limpeza simples. Em artigos de couro liso, podemos utilizar um pano macio umedecido somente com água (sem nenhum tipo de produto químico), para limpar a parte de fora da roupa. Isso eliminará qualquer resíduo. Para a parte interna, o ideal é utilizar um limpador de couro com um pano, exercendo movimentos suaves para retirar a sujeira. Não utilize esponjas, isso pode riscar o couro.

4.      Secagem. Coloque a peça em um cabide de ombros largo e deixe secar na sombra, em local ventilado. Não exponha ao sol nem deixe em locais muito quentes, pois o calor pode encolher o couro úmido.

5.      Para guardar. Após seca, mantenha a peça no cabide der ombro largo para guardá-la. Isso impede marcas e amassados. Nunca dobre a roupa de couro. Guarde-a dentro de sacos feitos de TNT e não de plásticos. O plástico evita que a ar chegue até o couro, impedindo que ele “respire” e causando o mofo. É importante pelo menos a cada 45 dias, tirar o couro do armário coloca-lo em local bem ventilado e claro para arejar, isso evita a proliferação dos micro-organismos.

6.      Hidrate. O couro é como a pele humana, precisa ser hidratado para evitar ressecamento e rachaduras. Por isso, utilize regularmente um protetor de couro com o auxílio de um pano. Esse processo ajudará a manter o aspecto de novo, com brilho por muito mais tempo.

7.      Tomou chuva? Nunca guarde a peça molhada, tire o excesso de água com um pano e coloque o couro para secar completamente em local fresco e ventilado. Essa secagem pode demorar, mas é fundamental. Após seca, o ideal é hidratá-lo com um produto próprio para couro.

8.      Não é necessário passar. O couro é um dos tecidos que dispensa o uso do ferro elétrico, já que deve ser mantido esticado em um cabide e nunca dobrado.

9.      Limpeza profissional. Para garantir a melhor higienização e qualidade da peça de couro, é recomendável que a leve a uma lavanderia profissional. As técnicas de lavagem e os produtos utilizados garantem a remoção da sujeira e a hidratação do couro.

10.  Manutenção. Realize esse processo de higienização mesmo que não tenha utilizado a roupa. O correto é fazê-lo de quatro em quatro meses, isso permite que o brilho e a vida útil do material sejam prolongados.

Sapatos, bolsas e até mesmo cintos também requer esse cuidado. O couro é um material rico, porém muito sensível às intempéries da natureza, se desgastando com facilidade. “Seguindo essas práticas, o couro se manterá firme por anos, com aspecto de peça nova”, finaliza Ricardo Monteiro.

E se você quer comprar um novo item em couro mas não tá podendo gastar muito, o site Cupom Válido é uma ótima dica. Lá você encontra cupons de descontos de diversas lojas como: Dafiti, Netshoes, Zattini, Amaro, Carrefour, Americanas e muito mais. O mais bacana é que todos cupons do site são gratuitos! Acesse agora mesmo www.cupomvalido.com.br e confira! 

Comentários do facebook
1 Comentários do Blogger

Um comentário:

  1. adorei essas dicas, como a gente usa pouco essas peças mts vezes elas se estragam no nosso armario

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!