Sem Desperdício!: Saúde: Nutricionista dá 5 dicas de como incluir opções mais nutritivas no seu dia a dia

Saúde: Nutricionista dá 5 dicas de como incluir opções mais nutritivas no seu dia a dia

Hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular não podem faltar na rotina


A combinação de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada é fundamental para manter uma vida saudável. O cuidado com o que entra no cardápio ajuda a dar mais disposição e energia para o organismo, contribui para uma melhor qualidade de vida e ainda pode agregar nutrientes importantes.

Há alguns alimentos conhecidos por conterem propriedades funcionais, pois, quando consumidos dentro de uma alimentação equilibrada, fornecem ao organismo compostos bioativos, nutrientes ou não-nutrientes, que têm efeito benéfico para a nossa saúde.

Um exemplo é a proteína da soja. De acordo com a ANVISA, o consumo diário de, no mínimo, 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol.

Segundo a nutricionista Lara Natacci, da DietNet, “para que os benefícios dos alimentos que tenham alguma propriedade funcional sejam alcançados de maneira eficaz, é preciso que seu consumo seja realizado de forma regular como parte de uma alimentação equilibrada”, explica.

Pensando em estimular hábitos saudáveis, a nutricionista listou cinco dicas de como incluir mais opções nutritivas no seu dia a dia. Confira!

Comece bem o dia!
O primeiro passo para ter uma alimentação equilibrada é reservar um tempinho para tomar um café da manhã, que ajuda a dar pique para todas as atividades do dia. Uma opção balanceada e nutritiva é combinar a aveia, que tem fibras chamadas de beta-glucanas, com bebida à base de soja e uma fruta picada.

Coma frutas!
Incluir frutas práticas na sua rotina, como maçãs, bananas e uvas garante uma boa oferta de nutrientes para o corpo. Deixá-las lavadas e já embaladas na geladeira pode facilitar nos dias mais corridos! Aproveite para variar e incluir aquelas que têm cor vermelho escuro, como o morango e a amora, que contêm antioxidantes chamados de antocianinas.

Deixe seu prato colorido!
Preencha boa parte do seu prato com verduras e legumes, sempre buscando variedade nas cores. Os vegetais verdes escuros, como brócolis e espinafre, contém ferro, enquanto os de cor alaranjada possuem carotenoides, que são convertidos no intestino para vitamina A. Esses dois nutrientes são importantes e devem estar sempre presentes no seu prato!

Evite a monotonia!
Durante a semana, varie entre carne bovina, frango e peixes. Entre as leguminosas, não fique só no feijão: lentilhas, grão de bico e soja são bem-vindos!

Hidrate-se!
Beber água é muito importante, mas para fugir da rotina inclua também sucos naturais e chás. 

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10 comentários:

  1. Nossa Tai, que post maravilhoso! Dicas super completas e informativas! Adorei e preciso incluir isso no meu dia a dia! Estou muito sedentária! :/
    Pelo menos a parte da hidratação estou fazendo certinho! ;)
    Beijos
    Lílian
    www.omundodalilica.blogspot.com.br

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  2. Ótimo post!! Dicas fundamentais para o nosso dia a dia!!
    Amo verduras. mas nesse frio esta complicado de tomar 2 litros de água. 😁😁
    Bjs!

    http://raquelamandamakeup.blogspot.com.br

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  3. AMEI AS DICAS PRECISO INCLUIR SOJA NA ALIMENTAÇÃO,MAIS O GOSTO NÃO É BOM :(

    http://christine-blogdosligados.blogspot.com.br/

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  4. Dicas mt maravilhosas, e super importantes!!

    Blog: www.iathilamarques.com.br/
    Instagram: instagram.com/iathilamarques
    Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques

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  5. Adorei as dicas, preciso comer mais frutas!
    Beijos

    Blog|Canal

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  6. Que dicas valiosas. Amei dms. Coisas simples que fazem toda diferença.

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  7. Belas dicas, eu sempre tento variar bastante o cardápio e tentar deixar bem colorido.
    Não apenas por fazer bem mas porque gosto de comer pratos chamativo, e as cores e chamam muita a tenção.

    Beijo

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  8. adorei as dicas, preciso me hidratar mais menina, não tenho esse costume.

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