Sem Desperdício!: Confira 5 alimentos zero lactose que você não sabia

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Confira 5 alimentos zero lactose que você não sabia

Diversos alimentos que são isentos de lactose são ótimas opções para alérgicos ou intolerantes a essa substância



A alergia ao leite, conhecida por APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca), e a intolerância à lactose atingem muitas pessoas no mundo todo, inclusive crianças, e é muito comum confundir ambas as reações, mas há diferenças entre as manifestações.

Aqueles que são alérgicos ao leite reagem negativamente às proteínas do leite, principalmente às do coalho (chamada caseína) e às do soro (denominadas alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina). Segundo a nutricionista Lara Natacci, da DietNet, os principais sintomas de um alérgico são vômitos, cólicas, diarreia, dor abdominal, prisão de ventre e até sintomas mais intensos, como problemas cutâneos e respiratórios.

Já os intolerantes à lactose têm dificuldade em digerir e absorver o açúcar do leite (lactose), devido à diminuição da produção ou ausência de lactase (enzima que digere a lactose) em seus organismos. As reações podem ser diarreia, cólicas, gases, distensão abdominal (barriga estufada) e podem ocorrer logo após a ingestão de um alimento que contenha lactose.

De acordo com Lara, “a intolerância à lactose pode ser herdada ou desenvolvida ao longo da vida. Além disso, ela ocorre em diversos níveis, podendo durar a vida toda ou apenas um curto período”.

Para a nutricionista, é fundamental que os alérgicos ao leite e intolerantes à lactose se certifiquem da composição do alimento, “A melhor maneira de se certificar que um alimento realmente não possui lactose e leite é observando atentamente o rótulo”.

Hoje em dia, muitos produtos oferecem opções lac free. E existem alimentos que, naturalmente, não possuem lactose e podem substituir aqueles que contêm essa substância.

Confira 5 alimentos zero lactose e sem leite, que podem ser boas alternativas:

Cacau em pó
O cacau em pó pode ser o substituto do chocolate nas suas próximas receitas por não ter a adição de leite em sua composição.

Creme vegetalFeito à base de óleos vegetais, contém gorduras “boas”, que podem ser ótimas aliadas da saúde. Atente-se ao sabor manteiga, que possui traços de leite.

Bebidas à base de sojaNaturalmente sem lactose, as bebidas à base de soja são fonte de proteína de alta qualidade e contêm vitaminas e minerais. São boas opções para compor shakes e vitaminas nutritivas.

MaioneseRica em gorduras boas, é composta principalmente de ovos e óleo, por isso, não possui lactose.

Picolé de limãoA base dos picolés de frutas é feita de água. Porém, é importante checar o rótulo do produto, para ter certeza de que não há traços de leite.

Comentários do facebook
3 Comentários do Blogger

3 comentários:

  1. Sempre acompanho os rótulos por ser intolerante mas a dica é ótima para todos :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  2. Bem legal o post !! As dicas são ótimas para as pessoas intolerantes ou até mesmo aquelas que querem cortar a lactose.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  3. esse post foi muito util pr mim.
    meu filho tem intolerancia a lactose
    e é sempre bom saber mais alimentos.
    bjsss
    http://christine-blogdosligados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!