Sem Desperdício!: Saúde: Lavar as roupas antes de usá-las é o segredo para evitar alergias

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Saúde: Lavar as roupas antes de usá-las é o segredo para evitar alergias

Tanto as roupas de cama – como edredons e cobertores – como as peças de uso pessoal devem passar pela lavagem e total secagem antes de serem utilizadas nos dias frios


 
Você espirra quando usa uma roupa que estava guardada no armário de uma estação para a outra? Saiba que isso acontece pela presença de poeira e ácaros, elementos invisíveis a olho nu, mas que causam danos à saúde. Além deles, o mofo – que, diferentemente do bolor, também é invisível – pode trazer riscos à saúde respiratória e da pele.
É por isso que, antes de o inverno chegar, você precisa visitar uma lavanderia especializada. “Lavar edredons e cobertores em casa oferece vários riscos. Primeiro, porque as peças grandes não circulam dentro das máquinas de lavar comuns e, assim, não lavam e nem são enxaguadas direito. Além da sujeira não ser removida, você ainda acumula nelas sabão e amaciante, outros causadores de alergias. Depois, secar essas peças enormes em casa requer um amplo espaço e muito sol – itens dos quais quase ninguém dispõe – e as peças molhadas mofam. É um círculo muito ruim para a saúde”, alerta Alaor Chiodin, especialista em lavanderia há mais de 40 anos, diretor da Lavanderia Wash, especializada em roupas finas.

Ele fala que as peças de uso pessoal também precisam ser adequadamente limpas e secas. “Além disso, peças de várias cores podem manchar em casa e sofrer outros danos. Em geral, as roupas de inverno têm forro de pelo ou são acolchoadas, além de serem feitas com tecidos que desbotam ou malhas que soltam pelos ou formam bolinhas. É muito detalhe para a dona de casa se preocupar”, comenta.

O especialista mostra outras peculiaridades de peças de inverno:

Lã natural, sintética, malha, cashmere e outros tipos de peças de tricô e crochê – Sabão em pó é um verdadeiro veneno para esse tipo de material. Isso porque ele pode encolher as peças, deixando-as totalmente tortas. Além disso, elas ficam duras com o sabão. O recomendado é um produto especial, neutro, disponível para uso em lavanderia. Para secar essas peças, é preciso usar o processo horizontal, com a peça deitada, para que ela não se estique e deforme. “O pior problema de peças de tricô ou crochê é a deformação. Por isso, elas precisam ser lavadas à mão, num processo delicado, e jamais centrifugadas ou esticadas em varal”, ensina.

Já a cashmere precisa ser limpa a seco, porque existe o risco de encolhimento de suas fibras. “Preferencialmente, não se deve remover as etiquetas das peças, porque nelas o fabricante ensina como limpá-las adequadamente”, diz.

Edredons e cobertores – Os vilões da máquina de lavar (como dito acima, eles quebram o equipamento) devem ser lavados a cada dois ou três meses, inclusive antes de serem guardados. “Na hora de guardá-los, esqueça-se dos sacos plásticos. Se você não tiver uma capa de TNT, embrulhe-os num lençol, para que respirem”.

Veludo – O molhado, também chamado de veludo alemão, voltou à moda neste inverno. E este material só pode ser limpo a seco. “São peças especiais, com tecido brilhoso e uniforme. Se colocada na máquina comum, a peça dobrará e a fibra do tecido ficará marcada. Isso estraga a roupa. Produtos comuns, como sabão em pó, estragam o tecido, removendo seu brilho e textura”, enfatiza Chiodin. O veludo cotelê já é mais fácil de lavar, podendo ser lavado com água, mas jamais ser seco em secadora rotativa, porque encolhe. 

Flanela, soft e plush – A flanela é um tecido de algodão e pode ser lavada na máquina, com água, mas nunca ser colocada na secadora. Já o soft não deve sofrer atrito na lavagem, porque forma bolinhas e se desgasta. O plush, por sua vez, pode desbotar, sendo necessário realizar um teste de remoção de manchas, principalmente em roupas de bebê, que sofrem constantemente com papinhas e outras sujeiras difíceis de remover.

Comentários do facebook
8 Comentários do Blogger

8 comentários:

  1. nossa sofro muito com alergia nesses tempos kkk um beijo

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe sempre me disse pra lavar tudo antes de usar.
    Gostei muito do seu guia, principalmente porque eu costumo jogar tudo na máquina e na secadora haha
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  3. Ah é mt importante mesmo, como onde moro não faz frio quase nunca, dai nunca mt necessidade de fazer isso..

    Blog: www.iathilamarques.com.br/
    Instagram: instagram.com/iathilamarques
    Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica, nesse tempo as roupas que ficam guardadas sempre causam muita alergia. Vou seguir essas dicas.

    www.glamourosasderosa.com

    ResponderExcluir
  5. Boa dica! Nesses tempos então é super importante.
    Bjs
    Www.liulustosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas. Sempre me preocupo em lavar as peças que ficam algum tempo guardadas, principalmente pelas crianças. Só usamos edredons, e toda vez que é necessário lavar, opto por levar na lavanderia, pois acho extremamente pesado para a máquina.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Hoje fiz a limpa no armário,
    tirar os casacos mais grossos para lavar
    e o nariz já começou a coçar hahah
    Ótimas dicas!

    Beijo
    www.luannaravanelli.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tai, nunca liguei muito para isso pois é muito raro eu ter uma alergia....
    Mas é super importante!
    Beijo

    Blog|Canal

    ResponderExcluir

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!