Sem Desperdício!: Saúde: Os benefícios do Cacau

Saúde: Os benefícios do Cacau

O nutrólogo Dr. Carlos Reginato dá dicas de como inserir o fruto na alimentação



A Páscoa já passou, mas o cacau continua em evidência. Você sabia que o cacau é um fruto funcional, que traz diversos benefícios à saúde? Ele é considerado também uma planta medicinal de origem Latina, obtida por meio da moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro.


“Os efeitos positivos que o cacau proporciona ao nosso organismo são diversos. Ele é um alimento repleto de antioxidantes, vitaminas, sais minerais e ácidos graxos. Possui efeito estimulante sobre o sistema nervoso e pode ser utilizado até no tratamento de depressão leve”, diz o nutrólogo Dr. Carlos Reginato.

“O fruto também serve como um diurético moderado, relaxa os músculos tensionados dos brônquios pulmonares e possui magnésio que é um mineral importante para o funcionamento do metabolismo”, complementa o médico.

O chocolate é uma importante fonte de cacau. A sensação de bem-estar que sentimos após comer este doce não vem do açúcar como muitos pensam, mas sim de outra substância (o triptofano, presente no cacau) que produz serotonina, o hormônio relacionado ao prazer.

Dr Carlos ressalta que a concentração de cacau é superior no chocolate meio amargo e amargo, portanto os efeitos benéficos também são mais intensos. “O ideal são as opções que têm acima de 70% de cacau, pois quanto maior a porcentagem, mais saudável ele é”, reforça o nutrólogo.

Uma outra maneira de incluir o alimento na dieta, é consumir o cacau em pó, sem adição de açúcar. Acompanhado de uma banana amassada, por exemplo, é uma ótima pedido para um lanche. Há também a opção de cacau em cápsulas, mais práticas e fáceis de carregar para ingerir ao longo do dia.

Lembrando que o segredo da boa alimentação é exatamente o equilíbrio, portanto nada de exageros, pois o cacau apesar de ter muitas propriedades boas, ele possui três tipos diferentes de açúcares: a frutose, a glicose e a sacarose que em excesso são prejudiciais. A indicação é de 10g de cacau, por dia, seja ela em pó ou em dois pequenos pedaços de chocolate meio amargo.

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