Sem Desperdício!: Beleza: as diferenças e necessidades de cada tipo de pele

Beleza: as diferenças e necessidades de cada tipo de pele

Conhecer o tipo de pele do rosto, as diferenças físicas e as necessidades de cada uma delas é fundamental para nortear a escolha dos produtos certos e cuidados específicos que se deve ter para mantê-la bonita e saudável.  Apesar das características da pele serem definidas geneticamente, diversos fatores externos podem interferir no aspecto que ela vai apresentar, tais como: alimentação, uso de medicamentos e produtos, nível de stress e descanso. Para garantir uma derme vibrante, macia, fresca e com boa elasticidade, Mantecorp Skincare conta com opções de sabonetes com benefícios específicos para atender aos diferentes tipos de pele.



O ideal é realizar a limpeza do rosto duas vezes ao dia: pela manhã e a noite. Lavar em excesso para remover a oleosidade e o brilho pode causar o efeito contrário, fazendo com que a pele produza mais óleo para evitar o ressecamento e manter a proteção natural, compensando a falta. Além disso, a temperatura da água também deve ser observada: quando muito quente, ela elimina o manto de gordura presente na primeira camada da derme, o que pode causar seu ressecamento. Por isso, é recomendado utilizar água com temperatura de fria a morna para a limpeza.

Conheça abaixo os tipos de pele existentes segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia*:

Normal: Menos frequente dentre todos os tipos de pele, a pele normal tem textura saudável e aveludada. Além disso, possui elasticidade ideal e produz gordura natural em quantidade adequada. Normalmente, a pele normal apresenta um aspecto rosado, com poros pequenos e pouco visíveis, e é pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas.

Seca: A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa a descamação e vermelhidão. A pele seca também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas rugas e fissuras. A pele seca pode ser causada por fatores genéticos e hormonais, e também por condições ambientais, como o tempo frio ou seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.

Oleosa: A pele oleosa tem aspecto mais brilhante, úmido e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele fatores como alterações hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa apresenta os poros dilatados, e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas.

Mista: É o tipo de pele mais frequente, e apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo) e seco nas bochechas e extremidades. A pele mista tem espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas e precoces.



Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *