Sem Desperdício!: Campinas, a inspiração para o bairro do Limoeiro

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *



Campinas, a inspiração para o bairro do Limoeiro

Março de 2013. Entra em cartaz em campinas o espetáculo “Turma da Mônica no Mundo do Circo”. Minha primeira reação: "Não posso perder de jeito nenhum". 

Abril de 2013 - o mês especial

Uma colega de faculdade vai assistir ao espetáculo de Campinas e encontra o Maurício de Sousa. A inveja me invadiu. Primeira reação: vou atrás da assessoria de imprensa para descobrir maiores informações.

Dia 25 de abril de 2013: Entrevista com o Maurício de Sousa! E por isso, trago um pouco dessa pequena conversa que tive com o "pai da Mônica" por telefone:



A década de 70 foi especial para Campinas e para o desenhista Maurício de Sousa. Maurício estava começando a produção da famosa turminha quando, por uma infelicidade familiar, ficou viúvo e com 5 filhos para cuidar. Para ajudar na educação das crianças se viu obrigado a se mudar para Campinas e contar com a ajuda de parentes para criar seus filhos.

O local escolhido para abrigar a família era o bairro do Cambuí. Um cenário simples, com algumas casas, muitas árvores e terrenos baldios (que mais pareciam "campinhos de futebol") e apenas alguns prédios surgiam ao longe. Era o cenário perfeito para viver uma pequena turminha denominada "Turma da Mônica".

Cambuí, o bairro do Limoeiro

Foram dois anos vivendo em Campinas e transferindo um pouco para as "tirinhas da turma" traços do Cambuí (e algumas vezes do Taquaral). Nessa época a família Sousa era unida e a cidade começava a crescer. Foram anos que ficaram marcados na vida de Maurício, mas a viagem diária para São Paulo  (ele trabalha como jornalista na Folha) o fez deixar a "Cidade das Andorinhas".

Correio Popular - a primeira "casa" da Mônica

Poucas pessoas sabem, mas as tirinhas eram impressas na gráfica do Correio Popular, jornal famoso de Campinas. "O jornalzinho da Mônica saia de Campinas para se espalhar por todo o país", afirma Maurício.

Voltar a Campinas depois de muitos anos fez Maurício de Sousa relembrar a época em que vivia na cidade. "Infelizmente tudo muda e nós temos que nos acostumar com o progresso mas ainda bem que sempre sobra alguma coisa do passado para matar a saudades", diz o pai da Mônica.

Ainda tem muito mais entrevista com o Maurício de Sousa e detalhes sobre o Circo da Mônica. Mas esses são assuntos para os próximos posts... Fiquem ligados!



Kisses!

Comentários do facebook
4 Comentários do Blogger

4 comentários:

  1. ai que lindo, aqui em casa tem muitos fãs do Maurício :)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, sou super fã dele. bjs
    http://karenlimablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Turma da Mônica, clássico nacional! Quem não foi (e ainda é) apaixonado por essa turminha.
    Legal você trazer isso aqui, eu não sabia que ele já tinha passado por aqui!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que legal adorei
    Vi a entrevista dele no Agora é tarde
    Passando para desejar
    Ótimo final de semana !!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir

E aí você curtiu o post? Dê sua opinião!